EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Saiba quais benefícios o PTI pode trazer à Foz ao fazer parte da Câmara do Turismo 4.0

Kiko Sierich/ PTI

Compartilhe este conteúdo:

Com duas cadeiras ofertadas ao município, Foz é representado pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, que gere um dos pontos turísticos mais visitados da cidade — o Complexo Turístico Itaipu, e a outra cadeira é composta pela Secretaria Municipal de Turismo.

Foz do Iguaçu conta com dois assentos garantidos na Câmara de Turismo 4.0, representados pelo secretário municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli, e a outra cadeira pelo diretor administrativo-financeiro do Parque Tecnológico Itaipu, Flaviano Masnik. Com o propósito de levantar questões pertinentes ao desenvolvimento do turismo e destinos turísticos inteligentes, a Câmara do Turismo 4.0, desde então tem atuado com encontros regulares que discutem necessidades e propõem ações, programas e projetos estratégicos para potencializar atividades turísticas nos principais destinos do país.

A Câmara de Turismo 4.0 está sob a coordenação do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com participação de instituições públicas e privadas empresariais, governamentais e acadêmicas, e vem para facilitar e identificar a necessidade de ferramentas tecnológicas, de infraestrutura e outras capazes de elevar o patamar de desenvolvimento inteligente dos destinos.

Outra atividade da Câmara é incentivar a criação e o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (startups), com aplicação no ambiente do Turismo. Esta também é uma das vertentes trabalhadas pelo Parque Tecnológico, que por meio do edital Smart Vitrine, têm trazido a atenção e o interesse de empresas nacionais e internacionais para o município.

Foz na Câmara do Turismo 4.0 significa desenvolvimento de novas tecnologias em todos os âmbitos do setor do Turismo: segurança, mobilidade, inclusão, digitalização, educação, inovação, entre outros. A afirmação é do diretor administrativo-financeiro do PTI, Flaviano Masnik. “Nós fazemos parte de projetos que têm vindo para a cidade com o intuito de tornar Foz cada vez mais tecnológica, focando, na experiência dos turistas e no bem-estar da população”, comenta o diretor. “Levaremos à Câmara nossa expertise relacionada às Smart Cities e execução do decreto Sandbox do Programa Vila A Inteligente. Trabalhamos no PTI Brasil com soluções tecnológicas, turismo e cidades inteligentes. Essa é a oportunidade de juntarmos todas as nossas expertises”.

Para o secretário municipal de turismo, projetos estratégicos e inovação, Paulo Angeli, mais do que importante, é essencial Foz do Iguaçu estar representada na Câmara. “Sendo um dos destinos turísticos mais relevantes do Brasil, devemos participar das discussões relacionadas ao turismo nacional”, comenta Angeli. “Foz está com grandes projetos, a exemplo do Vila A Inteligente, e projetamos ações maiores”. O secretário destaca ainda que a cidade já é referência em turismo, por isso deve-se focar em turismo inovador unido à sustentabilidade.

Representar Foz do Iguaçu, segundo Flaviano, é colocar em prática o propósito do Parque Tecnológico, que visa transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade. Além disso, o PTI faz a gestão do turismo de Itaipu, que conta com cinco passeios ativos – Itaipu ByBike, Itaipu Panorâmica, Itaipu Ecomuseu, Refúgio Biológico, e Itaipu Tour Virtual – e que faz parte do ranking dos destinos mais visitados da tríplice fronteira.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter