EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Sanepar Startups inicia nova fase com cinco empresas selecionadas 

sanepar startups 1

Compartilhe este conteúdo:

Essas cinco startups participam da etapa nomeada Prova de Conceito, durante a qual se testam, aprimoram e validam as tecnologias produzidas.  

Em outubro de 2021, uma parceria entre Sanepar, Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), Finep, BID, Sebrae-PR e o governo do Paraná lançou o edital Sanepar Startups, um programa de inovação aberta no setor de saneamento ambiental. Foram mais de 80 startups inscritas na primeira fase e, agora, o programa já está na fase final, de validação dos produtos das cinco startups escolhidas para testar suas tecnologias implementadas em ambientes reais. Dessa forma, cada solução pode ser avaliada no ambiente mais apropriado para teste, aprimoramento e validação. De acordo com Gustavo Posseti, gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, a partir dessa etapa será possível ter certeza da aplicabilidade e replicabilidade das tecnologias, tanto na Sanepar, quanto em qualquer outra infraestrutura sanitária disponível no Brasil. 

Posseti ainda afirma que “a partir dessa aproximação, esperamos fortalecer laços interinstitucionais e, mais que isso, prospectar soluções criativas, sustentáveis e, realmente, inovadoras para que possamos, no menor intervalo de tempo possível, solucionar importantes desafios que o setor de saneamento nos apresenta”. As soluções terão aproximadamente oito meses para serem implantadas e validadas. 

Para marcar essa conquista, os parceiros da Sanepar Startups convidaram os representantes das cinco startups finalistas para participarem de dois dias de capacitação, networking e imersão em smart cities. “Nesse momento estamos passando por uma etapa de capacitação, que coloca frente a frente mentores (profissionais da Sanepar, que atuam em parceria com as startups) e representantes dessas, para que exista uma convergência de interesses e, mais que isso, para que seja possível extrair e otimizar, cada vez mais, os importantes resultados que esse programa traz para a sociedade”, comenta Gustavo Posseti. 

1º meetup Sanepar Startups 

A terça-feira (29) começou cedo para os representantes da Pull Up, Maxbot, O2Eco, Stattus4 e Radioforce. Foram recepcionados às 10h30 com as boas vindas dos organizadores do curso e café da manhã. E logo deu-se início ao curso de capacitação em líderes para inovação aberta com uma visita aos Centros de Competência do PTI. Após intervalo para almoço iniciou-se a segunda parte do curso, com explicações sobre mentoria, treinamento, consultoria e coaching. 

O dia acabou com o 1º Meetup Saneamento e Água no Ecossistema de Inovação que teve início às 18h30, no Exohub Cita. Nesse momento os representantes tiveram oportunidade de apresentar pitches dos seus negócios. O evento iniciou com uma apresentação do diretor de negócios e inovação do PTI, Rodrigo Régis, que afirmou que “o grande objetivo desse programa, que se iniciou com a Sanepar, não foi somente resolver o problema da Sanepar, mas criar as capacidades para que as empresas consigam escalar suas soluções para outras regiões e outros locais. Consequentemente, gerando emprego e renda, porque não existe projeto que atinge mais a sociedade do que investir no empreendedorismo” finaliza. 

Os sócios da Pull Up explicaram um pouco sobre o produto que criaram “Nosso projeto consiste em sensores que monitoram motores e motobombas. A ideia é fazer manutenção preditiva, ou seja, acompanhar vibração, temperatura e acústica desses motores, assegurando a operação dentro da normalidade”, afirmou Conrado De Vitor. Sua sócia, Paula Gomez continua “o pessoal da manutenção da Sanepar monitora a rede de maneira online. Portanto, se algum sensor começar a sair do padrão, é possível realizar a manutenção”. De acordo com eles essa tecnologia traz como benefício a redução de paradas técnicas, de custos e, em última instância, de desabastecimento de água nas cidades. 

Graduação das startups incubadas no PTI 

A noite também foi de comemoração para três startups que fizeram parte da Santos Dumont, a incubadora do PTI. Isso porque foi momento de registrar a graduação dessas empresas, ou seja, delas alçarem voos mais altos, mesmo sabendo que ainda podem contar com a Santos Dumont, uma vez que a partir de agora BZS, STAC e Brexbit fazem parte do rol de parceiras do PTI.  

Conforme afirma Adriana Bayer, CEO da BZS, “as mentorias, assessorias, cursos, imersões, análise de mercado, planejamento e ambiência fazem o resultado exponenciar”. Ela ainda afirma que já está pensando em novos negócios para continuar a empreender. Nesse mesmo sentido, Mahuan Abdala, CEO da Stac, também compreende a importância da incubadora Santos Dumont para a startup. “O PTI foi muito importante em toda a jornada da empresa, pois nos proporcionou a oportunidade e toda a sua estrutura e apoio. A incubação é um passo importantíssimo para estruturação e modelagem do negócio antes de ir para o mercado”, afirma.

Sobre os planos para o futuro, Abdala comenta: “continuamos com a parceria com o PTI para apoiar o desenvolvimento de nossa região e do país. Estamos trabalhando para expandir a empresa, e levar tecnologia e inovação para o setor avícola. Dessa maneira, levaremos aos produtores e agroindústrias melhores resultados, além da redução de custos”. 

Imersão em Smart Cities 

Na quarta-feira, aconteceu a terceira etapa do curso em Capacitação de Líderes para Inovação Aberta, durante o qual foi trabalhado alguns detalhes em relação a mentorias. Por exemplo, como planejar a mentoria, com objetivos, metas e indicadores, como avaliar o cliente e, ainda, algumas ferramentas práticas. Essa última parte do curso teve três horas e meia de duração. De acordo com Dyego Felix da Radioforce “o curso de capacitação e liderança oferecido pelo PTI foi muito importante, porque a gente conseguiu não apenas reforçar o que já aprendeu, mas também desenvolver novas habilidades para o dia a dia”. Ele comenta ainda que as atualizações em relação aos programas e eventos também são muito necessários e precisam ser colocados em prática. 

À tarde, os representantes das startups permaneceram no PTI produzindo materiais audiovisuais para suas empresas. Enquanto isso, os colaboradores da Sanepar visitaram o Bairro Vila A Inteligente e conheceram as tecnologias instaladas ali. Depois participaram do evento Imersão em Smart Cities, que fez parte do primeiro dia do Festival das Cataratas. 

Confira como foram os dois dias de programação: 
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter