EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

SAP Móvel: tecnologia proporciona autonomia de energia elétrica para residências e locais afastados

Sistema de Armazenamento Padrão

Compartilhe este conteúdo:

Protótipo é capaz de fornecer controle de qualidade de energia, além de suprir a demanda quando ela vem a faltar, utilizando técnicas baseadas em inteligência artificial.

O projeto desenvolvido, originalmente, para atender uma demanda da Companhia Paranaense de Energia (Copel), foi visto como uma grande oportunidade para atender necessidades da rede elétrica local. O Sistema de Armazenamento Padrão (SAP) é constituído por baterias de sódio-níquel, inversor híbrido bidirecional e sistema de controle, e são de elevada densidade de energia, com potência nominal de 6 kW e capacidade de armazenamento de 18 kWh, permitindo acréscimo de energia e potência dependendo da aplicação.

Já foram desenvolvidas e instaladas 7 unidades do SAP (totalizando 42 kW/126 kWh), a fim de avaliar a capacidade de fornecimento continuado de energia, mesmo operando ilhado, atuando como serviço auxiliar localmente distribuído (regulação da tensão e balanço de carga), ou seja, não interfere na rede elétrica padrão. Com padrão de desenvolvimento internacional, o SAP nacionalizado visa tanto soluções tecnológicas de custo-benefício favorável, bem como arranjos técnicos que permitam novos modelos de negócio para as empresas do setor elétrico.

“O grande diferencial do SAP produzido pelo PTI-BR, é que utiliza técnicas baseadas em redes neurais, ou seja, o algoritmo é inteligente”, salienta Tales Jahn, gestor do Centro de Competência em Energias Renováveis do Parque Tecnológico. “Além disso, o SAP conta com plataforma de comunicação para a aquisição de dados, monitoramento remoto da geração e consumo de energia, permitindo avaliar novos modelos de negócio, e capacidade de receber ações da distribuidora para a tomada de decisão”. O projeto parte do desenvolvimento nacional de arranjo técnico de um SAP constituído de baterias residenciais e controle inteligente para a gestão autônoma da produção e consumo local de energia em unidades conectadas às redes de baixa tensão, garantindo assim, a continuidade no fornecimento de energia com qualidade e segurança.

Sistema de Armazenamento Padrão

SAP Móvel

Após a produção de algumas unidades de armazenamento fixos, foi produzida, pela primeira vez, a versão móvel. Embarcado em um carro, ele é ideal para imóveis afastados, garantindo um sistema com autonomia que varia entre 6 a 8 horas, dependendo da utilização.

O objetivo agora é desenvolver uma versão do produto para mercado, com propósito comercial. A afirmação é do gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do PTI, Alisson Rodrigues “Nós detemos o conhecimento, agora queremos desenvolver uma versão para atender demandas reais da sociedade”. Ele pode ser utilizado em pequenas unidades agrícolas, eventos, residências distantes da área urbana e linhas de transmissão, entre outras situações. Ademais, o equipamento parte de um sistema isolado, trazendo total segurança ao usuário. O NIT do Parque Tecnológico busca parceiros para acelerar a utilização do equipamento no mercado. Para mais informações, escreva para: nit@pti.org.br.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter