EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Semana Maker PTI-BR gera integração entre os filhos de colaboradores, além de muita aprendizagem e conhecimento na área de tecnologia

Compartilhe este conteúdo:

De forma prática, as crianças estão tendo a oportunidade de estimular a criatividade e desenvolver habilidades relacionadas à área da tecnologia como prototipagem, edição de vídeos e programação.

Os filhos de colaboradores do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) com idade entre 10 e 14 anos, participam entre os dias 16 a 20 de agosto, da Semana Maker PTI. Realizada por meio do Centro de Competência Ciência e Educação, de forma híbrida (online e presencial), a iniciativa tem o objetivo de que as crianças conheçam ferramentas tecnológicas e, por meio delas, desenvolvam projetos “mão na massa” de prototipagem, edição de vídeos e programação.

As atividades “Criando na CNC” e “Luz, câmera e edição!” foram realizadas presencialmente no Lab Maker Iguassu nesta última terça-feira (17). O espaço Lab Maker, localizado dentro do Parque Tecnológico, tem a proposta de ser um laboratório de ideação, prototipação e educação. Já a oficina de programação de jogos está ocorrendo de forma online nos dias 16, 18, 19 e 20 de agosto.

Segundo a gestora do Centro de Competência Ciência e Educação do PTI-BR, Andréa Pavei Schmoeller, a metodologia utilizada incentiva as crianças a colocarem a mão na massa por meio de atividades lúdicas. “Pretendemos levar essas atividades também para o público em geral, sempre pensando no desenvolvimento de cenários de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de competências e despertar nos participantes o interesse pela tecnologia, inovação e criatividade”, destaca.

Oficinas

“Aprender a fazer nosso próprio brinquedo foi muito legal”, foi dessa forma que o Francisco Mateus Miskalo Ramirez, 12 anos, descreveu a oficina “Criando na CNC” (usinagem por controle numérico computadorizado). Durante as atividades, os participantes receberam uma introdução sobre a cortadora a laser, fizeram uma atividade com eixos e finalizaram com a construção do brinquedo em ferramentas virtuais com o uso da CNC em sua prototipagem.

A Julia Ritchie Ferreira, 10 anos, participou da oficina “Luz, câmera e edição!” e ficou encantada com o que pode conhecer. “Gostei muito de vir para o PTI e aprender sobre a gravação e edição de vídeos”, contou. As plataformas e aplicativos mais utilizados para postagens, criação e edição de vídeos, além de técnicas de gravação desde a pré-produção, produção e pós-produção foram algumas das tarefas trabalhadas nessa oficina.

Na oficina de programação de jogos, as crianças estão tendo a oportunidade vivenciar a construção de um jogo e descobrir como programar com a linguagem python é intuitivo e simples e que, por meio da imaginação e da criatividade, podem criar diversos programas. “Achei incrível participar das atividades. Foi uma experiência nova. O que eu mais gostei de aprender foi sobre programação e computação que são coisas que eu gosto muito”, afirmou a Ana Clara Grandi Semczuk, de 12 anos.

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter