EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

SENAI-CIMATEC prospecta parceria de tecnologias em energias renováveis com o PTI-BR

3P7A5271 scaled
3P7A5271 scaled

Compartilhe este conteúdo:

O SENAI CIMATEC é uma das instituições mais avançadas de educação, ciência, tecnologia e inovação do Nordeste brasileiro, buscou o Parque Tecnológico Itaipu como referência em suas temáticas de atuação.

O SENAI-CIMATEC visitou, nesta quarta-feira, 23 de março, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) para conhecer todas as ações da instituição na temática de Energias Renováveis, e apresentar o que o SENAI também produz nesta área. 

A comitiva do SENAI-CIMATEC, de Salvador (BA), composta pelo diretor de tecnologia e inovação, Leone Andrade; gerente executivo, José Luís; gerente executivo de Automação e Elétrica, Luiz Fernando Taboada; especialista em Química, Ewerton Calixto; gerente de desenvolvimento de Soluções e Novos Negócios em Energia, Rodrigo Orestes. A organização une expertises de um centro tecnológico, centro universitário e educação profissional.  

As principais pautas discutidas entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) foram segurança, eficiência e armazenamento energético, além de soluções em descarbonização e Hidrogênio Verde.  

Para Rafael Deitos, diretor técnico do PTI, “a sinergia entre as duas organizações é evidente, enxergamos potencial de cooperação e compartilhamento de esforços em projetos conjuntos”. Deitos comenta que a visita ao PTI foi um primeiro passo no caminhar desta nova parceria.  

O diretor de tecnologia e inovação de SENAI-CEMATEC, Leone Andrade apresentou o portfólio, resultados, ecossistema e expansão mundial da empresa. “Atuamos em frentes que o PTI também atua, e vislumbramos aqui uma grande e produtiva parceria”.  

A comitiva conheceu a Planta Experimental de Hidrogênio do PTI-BR, onde Hidrogênio Verde vem sendo produzido há quase 7 anos, e contém toda a infraestrutura de equipamentos para a produção, armazenamento e aplicação. A Planta utiliza atualmente o processo de eletrólise da água para a produção do hidrogênio e energia elétrica renovável, proveniente da Usina de Itaipu ou da planta de geração fotovoltaica. Além disso, a equipe também visitou o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do PTI. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter