EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Solução de localização e contagem de pessoas, desenvolvida pelo PTI-BR, está em testes na Itaipu Binacional

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), em parceria com a Itaipu Binacional, desenvolveu a solução tecnológica, que segue em período de testes de performance. A intenção é que a ferramenta possa ser expandida e implementada de forma gradativa na Usina.

A solução, desenvolvida pelo Centro de Tecnologias Abertas e IoT e a Superintendência de Informática da Itaipu Binacional, atendendo a uma demanda da Superintendência de Segurança Empresarial da Margem Brasileira, utiliza a tecnologia Beacon (dispositivos de geolocalização para ambientes fechados), na qual cada funcionário deve utilizar um crachá que enviará dados ao sistema que, por sua vez, tratará as informações.

Na plataforma web, podem ser observadas informações operacionais e de gestão, como: dados relacionados à localização por área com o tempo de permanência, identificação do dispositivo, data e hora de acesso em uma janela de tempo, percentual restante da carga da bateria, lista de dispositivos localizados naquele momento no local, visualização das áreas via dashboards de mapas e ferramentas de filtros para analise em geral.

Atualmente, o sistema conta com duas páginas de interface, a página inicial (home) e a página de relatórios (reports). A primeira é a entrada do sistema e onde a maioria das informações ficam concentradas. Nela é possível observar informações, que são atualizadas em tempo real, como por exemplo, o número de pessoas em determinadas áreas tão quanto o número de usuários na área externa.

Segundo o engenheiro José Alberto Santos, nessa fase de teste participaram 20 colaboradores vinculados à Segurança Empresarial da Itaipu Binacional, que ao passarem pela barreira principal, começam a ser monitorados. Esse sistema contribuirá com a segurança local.

“Em uma situação de emergência, por exemplo, é muito importante saber quantos, quem são e onde estão localizados os colaboradores. Isso contribui para segurança da área e dos próprios colaboradores”, explicou José Alberto.

De acordo com a equipe envolvida no desenvolvimento da solução, a tecnologia pode ser adaptada para ser utilizada em outros contextos, como por exemplo, no setor turístico, para auxiliar a logística de transporte ou ainda tomar decisões sobre os atrativos a partir da análise dos dados de localização de turistas, como mapas de calor e tempo de permanência no atrativo.

“Como Segurança Empresarial, temos a missão de criar um ambiente seguro e pacífico, em todas as áreas de responsabilidade da Itaipu Binacional. A experiência obtida na participação do desenvolvimento da primeira etapa da solução de localização e contagem de pessoas por Beacons mostrou a força e a maturidade técnica dos colaboradores do PTI-BR. Uma solução inédita a nível corporativo e que trará ganhos imensuráveis para a segurança de toda a empresa”, explicou o engenheiro Moacir Fonteque Júnior, da Segurança Empresarial da Itaipu.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter