EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Solução para o agro amplia segurança elétrica em área rural na região Oeste do Estado

Compartilhe este conteúdo:

Fruto de um convênio entre Itaipu, Copel, FPTI-BR e CIBiogás, o projeto de microrredes contribui para a consolidação da tecnologia no sistema elétrico brasileiro 

 

Há mais de 3 anos, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) participa de uma parceria com a Itaipu Binacional, o CIBiogás e a Copel com o objetivo de implementar uma microrrede na Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu (PR).  

A operação da microrrede foi oficialmente liberada na data 14 de setembro de 2021 e já é possível observar os primeiros frutos do trabalho. No dia 3 de outubro, registrou-se a primeira entrada em operação ilhada da microrrede. Na ocasião, a microrrede operou por aproximadamente 2 horas, tempo que os consumidores ficariam sem energia elétrica caso a microrrede não existisse.  

Para o engenheiro do PTI-BR, Felipe Crestani dos Santos, a parceria bem sucedida abre grandes possibilidades. “Esse primeiro evento é definitivamente um marco no sistema elétrico brasileiro. É possível pensar agora em outros arranjos, com várias fontes geradoras, e expandir o conceito para outras localidades do sistema de distribuição”, explicou. 

Ainda segundo Crestani, sistemas de distribuição rurais geralmente apresentam índices de qualidade e continuidade inferiores aos encontrados em sistemas urbanos, sendo mais susceptíveis à interrupções no fornecimento de energia, o que pode ocasionar grandes perdas para os produtores. “Implementamos uma solução que conseguiu diminuir esses efeitos, aumentando a qualidade da energia e permitindo a continuidade no fornecimento em situações onde a rede principal não está presente”, disse. 

 

Entendendo o conceito 

A microrrede é um sistema elétrico que possui tecnologia de geração distribuída, armazenamento de energia e controle de cargas, que podem operar conectados ou ilhados da rede principal. Em específico na Microrrede Colombari, o arranjo é formado por um gerador a biogás e 4 unidades consumidoras da Copel, interconectadas por aproximadamente 7 km da rede de distribuição da concessionária. 

A lógica de operação proposta permite que, em uma eventual falha no sistema de distribuição da Copel, as 4 unidades consumidoras permaneçam energizadas através da planta de geração da Granja, beneficiando ambos concessionária e consumidores finais.  

Por se tratar de um sistema crítico, todo o arranjo de controle e proteção foi inicialmente submetido a um conjunto de testes no laboratório de simulação em tempo real do PTI-BR. Testes operacionais em campo também foram realizados com a presença de técnicos da Copel, garantindo-se a eficiência e segurança do arranjo. 

 

Inovação no Agronegócio 

Segundo diretor técnico do PTI-BR, Rafael Deitos, o Parque Tecnológico tem vasta experiência em projetos no setor elétrico e pretende investir ainda mais em iniciativas inovadoras e sustentáveis que contribuam com o agronegócio. 

“O Parque Tecnológico Itaipu está investindo cada vez mais em projetos inovadores e iniciativas que geram qualidade de vida para as pessoas. Esse projeto permitiu aumento da segurança energética para os consumidores envolvidos (garantindo fornecimento mesmo sem energia da distribuidora) e a preservação dos recursos hídricos da região, que seriam necessários para a produção de energia. Ao mesmo tempo utiliza fontes de energia renovável, contribuindo com a diminuição da poluição ambiental”, explicou Deitos. 

Além disso, o diretor técnico ressaltou a expertise do PTI-BR no setor elétrico. “O Parque possui infraestrutura e equipe técnica qualificada para o desenvolvimento e testes de soluções para o setor elétrico. Nosso simulador digital de tempo real, um dos maiores da América Latina, permite avaliar o comportamento e a resposta de microrredes em condições adversas (além de outros equipamentos), o que beneficiou e contribuiu para o sucesso desse projeto. Reforço ainda que tanto nosso equipamento de simulação quanto nossa equipe está disponível para atender demandas de quaisquer empresas do setor elétrico”, disse.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter