EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Startup do Programa Vila A Inteligente participa da Conferência do Clima na ONU

Compartilhe este conteúdo:

A participação na Conferência é fruto do Programa Net Zero 2050, uma parceria do Consulado Britânico e o governo do Estado de São Paulo 

 

A Óleoponto, uma das startups selecionadas no Edital Smart Vitrine, do Programa Vila A Inteligente, é uma das 20 startups brasileiras aprovadas para participar da Conferência do Clima na Organização das Nações Unidas (ONU). 

A conferência online será feita para executivos, diplomatas e representantes mundiais presentes no evento que ocorrerá entre 31 de outubro e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. 

A atividade é parte do Programa Net Zero 2050, fruto de uma parceria entre o Consulado Britânico, o IdeiaGov (Hub de inovação aberta do governo do Estado de São Paulo), a Connected Places Catapult (CPC) e a InvestSP (agência de promoção de investimentos de São Paulo). 

O propósito dessa parceria é acelerar 35 startups britânicas e brasileiras com soluções convergentes para a agenda 2050. Além da aceleração e da conexão com investidores, governos e empresas do terceiro setor, essas startups devem trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. 

“Este programa está nos conectando com o mundo, são empresas e investidores do Reino Unido interessados nessa parceria, todos voltados para soluções em relação aos problemas climáticos e ambientais. A Óleoponto pode ajudar muito na área de saneamento e energia limpa, com a destinação correta do óleo de cozinha”, disse o Zadrik Mendonça, CEO da Óleoponto. 

  

Vila A Inteligente 

A Óleoponto foi selecionada para testar e validar sua tecnologia, no Sandbox Vila A. Trata-se de um equipamento inteligente que coleta óleo de cozinha usado, sendo depois encaminhado para reciclagem para ser transformado em biodiesel. 

O equipamento inteligente funciona da seguinte forma: o usuário vai até essa máquina e faz um cadastro na tela. O equipamento abre uma porta e pede para colocar uma garrafa na abertura. Haverá uma notificação para posicionar corretamente a garrafa. Em seguida, a máquina inteligente irá identificar se o líquido é óleo de cozinha ou não. Se não for, o equipamento desclassifica o envio, mas se for óleo, ele enviará o recipiente correto para coleta. 

Após aprovar a coleta, a garrafa será devolvida para reutilizá-la mais vezes. Além disso, a máquina emitirá pontos que poderão ser trocados em supermercados para comprar mais óleo de cozinha. Até o final do ano será instalado um equipamento no Bairro Itaipu A, podendo expandir para mais pontos, se houver demanda. 

Para saber mais informações sobre o Programa Vila A Inteligente acesse o site: https://hubiguassu.pti.org.br/vila-a-inteligente/ 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter