EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Startup incubada no PTI-BR desenvolve software para reduzir perdas financeiras em clínicas e hospitais

Compartilhe este conteúdo:

Software Integrado DINO propõe a redução de glosas hospitalares e a melhoria contínua de processos de comunicação.

Reduzir os índices de glosas hospitalares é um desafio para muitas instituições. E, você sabia que a tecnologia pode contribuir para o controle dessas ocorrências?

As glosas hospitalares são ajustes realizados na cobrança de um serviço prestado, podendo ser tanto para positivo quanto para negativo, ou seja, um valor maior ou menor do que o inicial. Elas ocorrem quando, por exemplo, os procedimentos dos atendimentos, consultas, exames, entre outros serviços, não estão em conformidade com as tabelas.

Essas inconsistências nos registros de materiais e medicamentos utilizados nos hospitais, aliados aos erros nos relatórios e prontuários, geram prejuízos financeiros as instituições. A busca por soluções, que possam ajudar a evitar esses erros e melhorar a gestão hospitalar, é frequente.

Foi avaliando esse cenário que o Software Integrado DINO foi desenvolvido pela startup CMSG Tecnologia. A solução, que surgiu por meio de pesquisa científica realizada pelo aluno de enfermagem Cleyber Santos com as orientações sobre auditoria do professor Marcelo Gomes, é umas das empresas incubadas no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).

Inovação

A ferramenta possibilita a comunicação de todas as glosas no menor tempo possível e informar a equipe de faturamento o andamento das providências das divergências nas cobranças para agilidade e solução das questões diárias desse tema. “O Software DINO tem o objetivo de proporcionar a identificação da glosa e a comunicação entre os médicos, líderes, auditores e diretores institucionais, tornando possível ao profissional de saúde conhecer suas glosas a fim de tomar suas devidas providências”, explica o professor Marcelo Gomes.

A tecnologia pretende oferecer ainda, a geração de série histórica, gráfico de Identificação das situações de glosas, a formação de banco de dados dos pareceres gerados pelos auditores e a comunicação com o médico todas as glosas de maneira individual.

De acordo com Marcelo, a inovação está na comunicação em aplicativo entre os atores faturamento, médico e diretor do hospital. “O Aplicativo propõe colaborar na agilidade e registro das informações de forma a facilitar o processo do gerenciamento dos custos e na melhoria do uso dos recursos de forma mais racional e efetiva para hospital. Ainda, acredita-se que os procedimentos cirúrgicos deverão ter agilidade de informações e controles que serão elementos não somente importantes como necessários para a sobrevivência dos hospitais. É um aplicativo de gestão de informações com códigos e tabelas unificadas dos planos de saúde SUS e privados”, destaca.

Incubação

Segundo Marcelo, o interesse em participar do edital de incubação do PTI-BR, surgiu quando, em virtude do objetivo de desenvolver o projeto, percebeu-se a necessidade de ter um suporte, especialmente de um ambiente para desenvolvimento de projeto inovadores. “Fazer parte do ecossistema do PTI-BR tem sido tem sido uma excelente jornada. Muitos aprendizados e uma rica experiência. Em função de sermos uma startup, muitos caminhos ainda estão sendo pavimentados. O PTI-BR ajuda neste processo e orienta no desenvolvimento dos planos de ação, suporte em ambiente tecnológico, recursos financeiros, apoio em busca de parceiros e instituições, além de rodadas de negócios e encontros com clientes potenciais”, complementa.

Os próximos passos da CMSG Tecnologia é finalizar o MVP (Produto Mínimo Viável) e realizar a pilotagem do aplicativo do Software DINO em campo. “As interações e novidades são os novos desafios, bem como, apresentar ao mercado e implantar em novos hospitais e clínicas”, finaliza Marcelo.

O diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, destaca que o trabalho desenvolvido por meio da Incubadora Santos Dumont tem sido contribuir para que as startups posicionem seus negócios estrategicamente e insiram de forma satisfatória seus produtos e serviços no mercado. “O ecossistema do PTI-BR estimula o desenvolvimento de boas ideias e projetos como esse que, além de gerar inovação, promove novos negócios, oportunidades de trabalho e desenvolvimento”, afirma.

O ecossistema do Parque Tecnológico conta com mais de 50 empresas vinculadas à Incubadora Santos Dumont e ao Condomínio Empresarial, oferecendo suporte a soluções inovadoras na estruturação dos negócios e na conexão com clientes e investidores.

Empreendedores interessados podem obter mais informações pelo e-mail: negocios@pti.org.br.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter