EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Startup incubada no PTI-BR tem tecnologia instalada em um Espaço 4.0 no Recife

IoTree da startup incubada no PTI

Compartilhe este conteúdo:

A IoTree, de Recife, é responsável por uma das tecnologias que compõem esses centros de inovação voltados aos estudantes da rede pública.

Na última terça-feira, 27, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, que fica em Recife, ganhou um Espaço 4.0 para incentivar potencialidades tecnológicas. Tais Espaços 4.0 são centros de inovação em escolas estaduais de ensino médio que objetivam o desenvolvimento de competências, tais como criatividade, empreendedorismo e inovação. Além disso, ali os estudantes também recebem suporte para o desenvolvimento de disciplinas básicas e de habilidades para o futuro. Nesse sentido, na inauguração desse espaço, a IoTree, startup incubada no PTI-BR, apresentou sua árvore de Internet das Coisas. Dessa forma, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias é a primeira a receber uma IoTree. 

A Árvore Tecnológica da IoTree, startup incubada no PTI-BR

A árvore tecnológica chega para proporcionar mais experiências aos alunos com um equipamento centrado na internet das coisas e totalmente conectado com a sustentabilidade. A árvore da IoTree acumula energia a partir de painéis fotovoltaicos que alimentam um repetidor, além disso, possui leds coloridos (pétalas), carregadores usb e sensores. Utilizando um painel, os estudantes podem monitorar remotamente os sensores da árvore e controlar aspectos como a cor das pétalas e a programação do funcionamento. 

“Esse é o primeiro centro de inovação que a gente está entregando numa escola do Recife, oficialmente. Dotado de uma IoTree, o primeiro com um equipamento desse porte, o Espaço 4.0 além de criar a possibilidade dos estudantes produzirem novas soluções de Internet das Coisas, também irá familiarizá-los com o tema energia renovável”, celebrou Hugo Medeiros, diretor de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação, da secretaria de ciência e tecnologia de Pernambuco. 

Para Pedro Rodrigues, PO da IoTree, a presença da solução da startup num ambiente de inovação é fundamental nessa fase de crescimento da empresa. “Estar como um dos elementos do espaço 4.0 inaugurado hoje na escola técnica Cícero Dias é, sem dúvidas, muito gratificante para IoTree. Isso porque nos prova que nossa solução está conectada com a transformação digital na educação de jovens com um produto de plataforma aberta, no qual os alunos conseguem aplicar na prática os conhecimentos da Internet das Coisas e, assim, validar seus projetos”. 

Hangar Cidades Inteligentes 

A startup IoTree ingressou no programa de incubação do PTI-BR por meio do Edital Hangar Cidades Inteligentes, que fomenta o desenvolvimento de soluções em smart cities. O programa conta com acesso à infraestrutura do PTI-BR, capacitações e assessoria com analistas de negócios, mentorias com profissionais renomados do Programa PTI Mentor e incubação 100% online, portanto, empresas podem passar pela jornada de maneira remota, de qualquer lugar do Brasil. Outro ponto importante é que a Santos Dumont, incubadora do PTI-BR recebeu da ANPROTEC o certificado Cerne 4, o maior nível de maturidade para esses espaços. 

“Sem dúvidas, está sendo um momento muito empolgante para nós fazermos parte do ecossistema do PTI-BR e contar com tal apoio nas nossas ações. O PTI-BR tem se mostrado um grande parceiro no desenvolvimento da nossa startup e que vai render bons frutos”, afirmou, por fim, Pedro Rodrigues. 

Veja imagens da IoTree durante a inauguração do Espaço 4.0 no Recife: 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter