EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Tecnologia para Empresas de Energia Solar é desenvolvida por participante do Desafio Inova Oeste

Compartilhe este conteúdo:

Solução foi criada pela Ultra Sistemas para otimizar processos de negócios que atuam no ramo de energia solar

Com o objetivo de atender de forma completa as necessidades de gestão de empresas que fornecem a instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, a Ultra Sistemas desenvolveu o Sistema de Gerenciamento de Projetos para Empresas de Energia Solar. Com 20 anos de atuação na área de software, a empresa que criou a solução tecnológica está participando da segunda edição Desafio Inova Oeste.

O Sistema de Gerenciamento de Projetos é constituído pela junção das rotinas administrativas e financeiras já existentes no Ultra ERP, responsável por integrar todos os dados da empresa, com as novas telas de gestão de projetos e o acompanhamento de campo por meio de um aplicativo multiplataforma. “Com aplicativo de campo, o técnico que realiza a instalação pode acompanhar as tarefas, lançar despesas não previstas, apontar os horários de entrada e saída e principalmente anexar comprovação das tarefas executadas”, afirma o sócio-proprietário e diretor administrativo da Ultra Sistemas Luciano Cremonese.

A solução reúne todas as informações e comprovações, desde o orçamento até a validação da execução do projeto no cliente final. “A rotina organizada e otimizada por meio do Ultra ERP em conjunto com o aplicativo de campo, possibilita que a empresa possa deixar de lado a elaboração manual de orçamentos, do contrato e controles do projeto, facilitando a gestão dos projetos e também do negócio”, destaca Luciano.

Fotos: Kiko Sierich/PTI

Ainda, segundo Luciano, o segmento bastante promissor e que vem crescendo a cada ano, passou a exigir também cada vez mais um padrão rigoroso de controles financeiros, otimização de processos e acompanhamento de todas as atividades, principalmente das que ocorrem no local da instalação. “Quando fomos abordados pelas empresas de energia solar descobrimos que elas têm uma característica que sempre almejamos quando pensamos no cliente ideal. Elas possuem a necessidade de gerenciar de fato cada parte do seu negócio, porque cada detalhe faz uma grande diferença. Nos mostraram que para ter uma gestão completa, era necessário olhar a empresa como um todo e integrar cada parte dela”, revela.

Desafio Inova Oeste

Para Luciano, a parceria com o PTI-BR tem sido muito importante não só para o desenvolvimento da ferramenta, mas na melhoria da gestão da Ultra Sistemas. “A marca PTI associada à nossa nos abre muitas portas, nos aproxima ainda mais dos nossos potenciais clientes (empresas do segmento de energia solar). Além disso por meio do diagnóstico de maturidade empresarial conseguimos novamente identificar e analisar alguns pontos a serem trabalhados internamente. O edital também nos proporcionou o acesso a mentorias e treinamentos fundamentais para atualizar nossa empresa mediante as novas técnicas e tendências do mercado, principalmente no cenário do marketing digital”, complementa.

De acordo com o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido, a ação está impulsionando o desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco voltado para o desenvolvimento e a implementação de produtos e serviços. “Faz parte do nosso compromisso prestar contas do Acelera Foz e apresentar à sociedade os bons resultados que estão sendo obtidos com o Desafio Inova Oeste. Nos motiva também a criação de novas soluções, negócios e startups e a participação de empreendedores em ações como essa que promovem a inovação e o desenvolvimento da nossa região”, afirma.

O Sistema de Gerenciamento de Projetos para Empresas de Energia Solar está na fase final, onde as rotinas do Ultra ERP já estão desenvolvidas, sendo realizados os últimos ajustes. Segundo Luciano, o aplicativo também está em fase de desenvolvimento, com a previsão de término até o fim do mês de abril. “Como somos movidos por desafios, quando surgiu a oportunidade de participarmos do Edital do Desafio Inova Oeste, não pensamos duas vezes, e aqui estamos com o projeto em fase de finalização. O que nós desejamos para o futuro é que de fato possamos alcançar o mercado nacional com esse produto e ele se torne referência no gerenciamento das empresas”, destaca. “O nosso desafio é inovar sempre mais, trazendo as novas tecnologias para facilitar o gerenciamento de nossos clientes, entre elas a migração da gestão desktop para a cloud”, finaliza o sócio-proprietário e diretor administrativo.

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter