EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Faça a
transformação
junto com
a gente!

Já pensou em trabalhar em um lugar onde
o principal objetivo
é promover ciência,
tecnologia, inovação e negócios
para
o bem-estar
das pessoas?

NO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU É ASSIM!

PROTAGONISMO

Aqui respiramos inovação. Contamos com pessoas comprometidas com o propósito de criar, integrar e transformar seus conhecimentos em soluções para o progresso de toda a sociedade. Afinal, a inovação precisa de pessoas como você!

Transparência 

Também prezamos pela transparência em tudo que fazemos. Desde os nossos processos seletivos, promoções e tomadas de decisão da alta gestão, pensando sempre na valorização das competências. Aliás, somos abertos às melhorias que possam surgir e contamos com a cooperação de nossos colaboradores neste processo para atingirmos nossa missão com excelência.

EQUIDADE

Aceitamos você do seu jeito e lhe respeitamos, pois somos diversos. Se você está pronto para inovar, aprender, ensinar e fazer acontecer – dentro e fora do ambiente de trabalho, venha fazer parte da nossa equipe e se conectar com um ecossistema de ideias, educação, pesquisa, empreendedorismo
e negócios.
 

Faça a transformação
junto com a gente!

Já pensou em trabalhar em um lugar onde
o principal objetivo
é promover ciência,
tecnologia, inovação e negócios
para
o bem-estar
das pessoas?

No Parque Tecnológico
Itaipu
é assim!

Protagonismo

Contamos com pessoas comprometidas com o propósito de criar, integrar e transformar seus conhecimentos em soluções para o progresso de toda a sociedade.

Transparência 

Prezamos pela transparência em tudo que fazemos. Desde os nossos processos seletivos, promoções e tomadas de decisão da alta gestão, pensando sempre na valorização das competências.

equidade

Se você está pronto para inovar, aprender, ensinar e fazer acontecer – dentro e fora do ambiente de trabalho, venha fazer parte da nossa equipe e se conectar com um ecossistema de ideias, educação, pesquisa, empreendedorismo e negócios. 

FIQUE POR DENTRO DAS VAGAS!

rh inovador selos certificado rh inovador 1
Oportunidades Ícones 1 01

trabalhe conosco

O PTI recruta seus colaboradores através de processos seletivos:

Processo seletivo via Fundação PTI-BR (portal do candidato)

Para concorrer a uma vaga aberta pelo Portal do Candidato veja algumas dicas:

• Quando cadastrar seu currículo no Portal do Candidato, fique atento ao preencher os campos que serão solicitados.
• É fundamental que você faça as escolhas corretas. Candidate-se apenas às vagas adequadas ao seu perfil.
• Os candidatos que não anexarem a comprovação dos requisitos obrigatórios, conforme especificação dos documentos aceitos, serão desclassificados.
• Fique de olho nos Detalhes do Processo Seletivo em que se inscreveu, pois, as comunicações da Fundação PTI-BR com o candidato ocorrem através do Portal do Candidato.
• Fique atento aos prazos, as convocações para as etapas do Processo Seletivo ocorrem com antecedência mínima de 2 dias, divulgados no Portal do Candidato.


A Fundação PTI-BR, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, contrata seus empregados com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Processo seletivo via Instituto Consulplan

O primeiro Processo Seletivo Simplificado realizado via Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social foi aberto por meio do edital nº 01/2022 e é destinado ao preenchimento de vagas do quadro de pessoal e formação de cadastro reserva (celetista), para profissionais de nível médio/técnico e superior.

Confira os resultados e editais de convocação.

Oportunidades Ícones 1 02

Seja um estagiário ou seja um aprendiz

O PTI apoia continuamente a formação dos estudantes, conforme a Lei de estágio de estudantes, por meio de:

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O estágio obrigatório, não remunerado, faz parte da carga horária do curso e o cumprimento das horas estabelecidas é um dos requisitos para o estudante obter o diploma. Para participar, entre em contato e verifique a disponibilidade de vaga: +55 (45) 3529-2008 ou encaminhar e-mail para estagio@pti.org.br.

ESTÁGIO REMUNERADO

O estágio não-obrigatório, com concessão de bolsa auxílio, estabelecido conforme e demanda da área solicitante, sem prejuízo ao horário escolar do estagiário.

As vagas de estágio são divulgadas no nosso Portal do Candidato, acesse: candidato.pti.org.br.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pela equipe do PTI pelo telefone +55 (45) 3529-2008, ou pelo e-mail: estagio@pti.org.br.

APRENDIZ

A contratação de aprendizes do PTI é realizada em parceria com a Guarda Mirim, que realiza o Programa de Aprendizagem Profissional.

Para mais informações sobre como participar do programa, entre em contato pelo telefone: +55 (45) 3574-1289 ou acesse o site www.guardamirimfoz.org.br.

Oportunidades Ícones 1 03

SEJA UM BOLSISTA

O PTI-BR, em colaboração com a Itaipu Binacional, Universidades e agentes de fomento, apoia continuamente a produção Científica e Tecnológica, a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo, bem como o desenvolvimento humano, por meio da concessão de bolsas e fomento às atividades:

1. Científicas e Tecnológicas;
2. De Inovação Tecnológica e Empreendedorismo.

Para participar das linhas de fomento, os interessados devem estar atentos à divulgação dos editais, onde constam todas as informações sobre os critérios necessários para a participação nos processos. O candidato deverá, primeiramente, avaliar todos os requisitos e, posteriormente, encaminhar os documentos exigidos.

BOLSAS DE PESQUISA - REQUISITOS GERAIS
  1. Atender aos requisitos obrigatórios da modalidade ou programa da bolsa, conforme discriminados no edital; 
  2. Não ser beneficiário de outra bolsa ou auxílio à pesquisa, sendo vedada, a acumulação de bolsas de outros programas, agências ou da própria instituição, tanto em âmbito nacional quanto internacional, sob responsabilidade do bolsista quando não cumprir esse requisito;  
    • Os auxílios cujo objetivo consiste em ampliar as condições de permanência do discente na Universidade, agindo de forma preventiva às situações de evasão e retenção, não caracterizam acúmulo de bolsas; 
    • Acúmulo de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no país com outras bolsas, nacionais ou internacionais, de mesmo nível, financiadas com recursos públicos federais, será vedado. 
  3. Ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil; 
  4. Não ter pendência administrativa relacionada as entregas de outros vínculos como: bolsistas, estagiários não quitadas nos últimos seis meses e/ou financeiras com a Fundação PTI-BR e, em caso de projetos cofinanciados, observar as exigências da instituição parceira; 
  5. Empregados ou ex-empregados da Fundação PTI-BR, demitidos por justa causa, não poderão ser admitidos como bolsistas. 
BOLSAS DE PESQUISA - MODALIDADES OFERECIDAS

INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI)

Tem a finalidade de estimular o interesse para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em estudantes do nível médio, técnico e superior.

A duração é de até 12 (doze) meses, com possibilidade de renovação por igual período, até o máximo de 36 (trinta e seis) meses. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista, em cada nível, são:

 

  • ITI-I – Ser estudante do ensino médio técnico regularmente matriculado;
  • ITI-II – Ser estudante do nível superior regularmente matriculado;
  • Não possuir vínculo empregatício ou atividade remunerada;
  • Ter autorização dos pais ou responsáveis em caso de candidato menor de 18 anos.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

Tem a finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

A duração é de até 12 (doze) meses, com possibilidade de renovação por igual período, até o máximo de 36 (trinta e seis) meses. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista são:

 

  • Ser estudante do nível superior regularmente matriculado;
  • Não possuir vínculo empregatício ou atividade remunerada;
  • Ter autorização dos pais ou responsáveis em caso de candidato menor de 18 anos.

 

MESTRADO (MTD)

Tem a finalidade de apoiar a formação de recursos humanos em pós-graduações stricto sensu a nível de mestrado, orientados por pesquisador qualificado.

A duração é de até 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogável enquanto permanecer o vínculo estudantil. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista são:

 

  • Ser estudante regular de pós-graduação stricto sensu nível de mestrado, regularmente matriculado;
  1. As bolsas de mestrado poderão ser acumuladas com atividade remunerada ou outros rendimentos, com exceção do item da letra “b” descrito no campo requisitos gerais.
  • Apresentar cópia da dissertação devidamente aprovada, mesmo que já tenha ocorrido o encerramento da bolsa, para a inclusão no repositório institucional.

 

DOUTORADO (DTR)

Tem a finalidade de apoiar a formação de recursos humanos em pós-graduação stricto sensu a nível de doutorado, orientados por pesquisador qualificado.

A duração é de até 48 (quarenta e oito) meses, podendo ser prorrogável enquanto permanecer o vínculo estudantil. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista são:

 

  • Ser estudante regular de pós-graduação stricto sensu nível de doutorado, regularmente matriculado;
  1. As bolsas de doutorado poderão ser acumuladas com atividade remunerada ou outros rendimentos, com exceção, com exceção do item da letra “b” descrito no campo requisitos gerais.
  • Apresentar cópia da tese devidamente aprovada, mesmo que já tenha ocorrido o encerramento da bolsa, para a inclusão no repositório institucional.

 

PÓS-DOUTORADO (PDT)

Tem a finalidade de possibilitar, no País, a consolidação e atualização dos conhecimentos ou o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do candidato. Tal processo será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecida excelência na área de especialização do candidato.

A duração de 12 (doze) meses, prorrogáveis por até mais 12 (doze) meses. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista são:

 

  • PDT I – Possuir título de doutor há menos de 7 (sete) anos;
  • PDT II – Possuir título de doutor há mais de 7 (sete) anos;
  • As bolsas de pós-doutorado poderão ser acumuladas com atividade remunerada ou outros rendimentos, com exceção, com exceção do item da letra “b” descrito no campo requisitos gerais.
  • Apresentar aceite do orientador atestando a viabilidade do projeto e as condições da instituição de destino para executá-lo;
  • Dedicar-se às atividades programadas na instituição de destino, que deve ter grupo consolidado de pesquisadores de alta qualificação e desempenho científico e/ou tecnológico na área do projeto e viabilizar a realização das atividades de pesquisa do bolsista.

 

PESQUISADOR VISITANTE (PV)

Tem a finalidade de possibilitar, ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro de reconhecida liderança científica, a colaboração com grupos de pesquisa, emergentes ou consolidados, para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico consideradas relevantes para a Fundação PTI-BR.

A duração é de até 24 (vinte e quatro) meses, excepcionalmente prorrogáveis por até mais 12 (doze) meses.

Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista são:

 

  • Ter perfil científico/tecnológico adequado para a finalidade da bolsa;
  • Dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de execução;
  • Ter vínculo empregatício ou funcional com a instituição de pesquisa e/ou ensino nacional;
  • Possuir título de doutor há, pelo menos, 8 (oito) anos;
  • Ter experiência na formação de recursos humanos, expressa por suas orientações de mestrado e doutorado concluídas;
  • Se estrangeiro e permanecer no país durante a vigência da bolsa.

 

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (DTI)

Tem a finalidade de possibilitar o fortalecimento da equipe responsável pelo projeto de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, por meio da incorporação do profissional qualificado para a execução de uma atividade específica.

A duração é de até 60 (sessenta) meses improrrogáveis. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista, em cada nível, são:

 

  • DTI-I – Profissional de nível superior;
  • DTI-II – Profissional de nível superior com, no mínimo, 2 (dois) anos de efetiva experiência1 em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação;
  • DTI-III – Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência¹ em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação;
  • O profissional com vínculo celetista ou estatutário deverá dispor de carga horária compatível com as atividades do projeto e receberá 60% (sessenta por cento) do valor da bolsa auxílio;
  • O bolsista que venha a firmar vínculo celetista ou com serviço público deve comunicar à Fundação PTI-BR no prazo, máximo, de 30 (trinta) dias, optando pelo cancelamento ou continuidade da bolsa, com a supressão de valor, conforme disposto acima. Em caso de perda do vínculo, o valor passa a ser integral, a partir da data da comunicação.

 

ESPECIALISTA VISITANTE (EV)

Tem a finalidade de complementar a competência da equipe de execução do projeto, por meio da participação temporária de profissional qualificado.

A duração é de até 60 (sessenta) meses improrrogáveis. Os requisitos obrigatórios para enquadramento do bolsista, em cada nível, são:

 

  • EV-I – Profissional de nível superior com experiência¹ efetiva mínima de 2 (dois) anos em projetos de P&D, extensão inovadora ou na implantação de processos de produção e atividades gerenciais;
  • EV-II – Profissional de nível superior com experiência¹ efetiva mínima de 4 (quatro) anos em projetos de P&D, extensão inovadora ou na implantação de processos de produção e atividades gerenciais;
  • EV-III – Profissional de nível superior com experiência¹ efetiva mínima de 8 (oito) anos em projetos de P&D, extensão inovadora ou na implantação de processos de produção e atividades gerenciais;
  • O profissional com vínculo celetista ou estatutário deverá dispor de carga horária compatível com as atividades do projeto.

 

TUTORIA (TT)

A bolsa de tutoria tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica dos cursos, com o desenvolvimento de atividades à distância, semipresenciais ou presenciais, que contribuem para os processos de ensino, bem como para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico proposto pelo demandante.

A duração é de até 48 (quarenta e oito) meses, prorrogáveis por mais 12 meses. Os requisitos obrigatórios são:

 

  • TT EAD – Profissional de nível superior com experiência2 efetiva, mínima de seis meses, em atividades de tutoria ou docência no ensino superior;
  • TT Semipresencial – Profissional de nível superior com experiência² efetiva, mínima de seis meses, em atividades de tutoria ou docência no ensino superior;
  • TT Presencial – Profissional de nível superior com experiência² efetiva, mínima de seis meses, em atividades de tutoria ou docência no ensino superior;
  • Formação ou experiência profissional na temática do curso;
  • Disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para as atividades de acompanhamento, seja EAD ou Presencial, além de participações em reuniões de alinhamento pedagógico;
  • Ter habilidade e conhecimento para usar computadores em atividades educacionais através de internet (e-mail, web, fórum, bate-papo, plataformas de aprendizagem), e acesso à internet durante todo o trabalho de tutoria;
  • O profissional com vínculo celetista ou estatutário deverá dispor de carga horária compatível com as atividades do curso.

 

BOLSA DE EXTENSÃO (EX)

Tem a finalidade de promover a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade.

É concedida a estudantes, com o objetivo de levar o conhecimento para fora do ambiente acadêmico, beneficiando a comunidade em geral.

Os projetos podem abranger áreas como educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras de interesse da Fundação PTI-BR.

A duração é de até 48 meses improrrogáveis. Os requisitos obrigatórios são:

 

  1. Extensão I (Nível Médio): Ser estudante do ensino médio técnico, regularmente matriculado; Não possuir vínculo empregatício ou atividade remunerada; Ter autorização dos pais ou responsáveis em caso de candidato menor de 18 anos.
  2. Extensão II (Graduação): Ser estudante do nível superior regularmente matriculado; Ter autorização dos pais ou responsáveis em caso de candidato menor de 18 anos.
  3. Extensão III (Pós-graduação): Ser estudante de pós-graduação, mestrado, doutorado regularmente matriculado e atender aos demais requisitos obrigatórios da modalidade do mesmo nível, conforme discriminados neste normativo no site.
  4. Extensão IV (Pós-doutorado I): Ser estudante de pós-doutorado com matrícula ativa e atender aos demais requisitos obrigatórios da modalidade do mesmo nível, conforme discriminados neste site.
  5. Extensão V (Pós-doutorado II): Ser estudante de pós-doutorado com matrícula ativa e atender aos demais requisitos obrigatórios da modalidade do mesmo nível, conforme discriminados neste site.

Dúvidas referentes aos editais poderão ser esclarecidas pela equipe do PTI pelo telefone (45) 3529-2008, ou pelo e-mail: bolsas.doc@pti.org.br.

Oportunidades Ícones 1 04

SEJA UM voluntário

O PTI-BR apoia continuamente o serviço voluntário, visando sempre o bem-estar social e a disseminação de conhecimento, conforme a Lei do serviço voluntário, por meio de:

VOLUNTÁRIO CATEGORIA I

Aluno ou profissional que realiza serviço voluntário com a finalidade de despertar vocação científica e/ou empreendedora, e/ou incentivar talentos potenciais, apoiando a formação de recursos humanos.

VOLUNTÁRIO CATEGORIA II

Pesquisador/profissional que realiza serviço voluntário cujas atividades principais contemplam orientar o bolsista e/ou participar do comitê avaliativo.

Vagas, informações e dúvidas poderão ser esclarecidas pela equipe do PTI-BR pelo telefone + 55 (45) 3529-2008, ou pelo e-mail: voluntarios@pti.org.br.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter