EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Workshop de Tecnologia avalia viabilidade da inserção de soluções do PTI-BR no mercado

Compartilhe este conteúdo:

Na busca pela sustentabilidade financeira, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) vem se reestruturando para oferecer mais produtos e serviços ao mercado. Nesta sexta-feira, 27, soluções do Centro de Competência de Tecnologias e Internet das Coisas (IoT) foram apresentadas ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), área do PTI que recebeu a missão de aproximar Parque e mercado, a fim de analisar a viabilidade de ofertar essas tecnologias.

A programação do 1º Workshop de Tecnologias foi composta pela apresentação de 14 projetos, produtos e serviços do centro de competência – muitos deles desenvolvidos para atender demandas da Itaipu Binacional, instituição mantenedora do Parque, mas que podem receber adaptações para a utilização por outras empresas.

O objetivo do workshop foi tanto debater a viabilidade da disponibilização das soluções como melhorias que podem ser feitas para adequação ao mercado. A proposta é alinhada à reestruturação do planejamento estratégico do PTI, realizada em meados de 2019, que propôs a redução da dependência do Parque em relação à Itaipu.

Foram apresentados 14 projetos do Centro de Competência em Tecnologias Abertas e IoT. Fotos: Kiko Sierich/PTI.

O gerente do NIT, Alisson Rodrigues Alves, explicou que o Núcleo possui um comitê técnico-científico em contato com a rede de parceiros do Parque, que envolve universidades, instituições públicas e privadas, e empresas, para fazer a ponte entre os produtos e serviços dos centros de competência com esses possíveis interessados. A intenção é realizar eventos como o desta sexta-feira com os demais centros do Parque Tecnológico.

O gerente do Centro de Competência de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas, Willbur Rogers de Souza, comentou que fez a seleção das iniciativas consideradas mais estratégicas para o mercado para apresentação no workshop. “A ideia é verificar de fato o que podemos considerar produtos e serviços tanto do ponto de vista técnico, como de mercado, para destinarmos os esforços do centro com esse intuito”, disse.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter