EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

CIÊNCIA
E EDUCAÇÃO

O Centro de Competência em Ciência e Educação articula e implementa iniciativas educacionais voltadas aos públicos interno e externo. Assim, visa desenvolver competências e habilidades técnicas em prol da ciência, tecnologia, inovação e negócios; no âmbito das temáticas de atuação da Fundação PTI-BR.

LINHAS DE ATUAÇÃO

AÇÕES EDUCACIONAIS

Promoção e desenvolvimento de atividades educacionais, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, por meio da aplicação de roteiros pedagógicos, formações continuadas, além da estruturação de espaços educativos, eventos e oficinas para crianças e adolescentes.

SUPORTE EDUCACIONAL

Voltado aos Centros de Execução de Projetos do Parque, com o propósito de planejar, estruturar, assim como promover ações educacionais, formais ou não, nas temáticas de atuação do PTI.

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Processos de aprendizagem para desenvolvimento de competências e habilidades individuais e organizacionais no Parque Tecnológico, conforme necessidades da instituição.

GESTÃO DE USO DO ACERVO
DA BIBLIOTECA PAULO FREIRE

O acervo da Biblioteca é compartilhado entre PTI, Itaipu Binacional, Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila), polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

SOLUÇÕES PARA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

PROJETOS

FEIRA DA INOVAÇÃO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

Desde a sua primeira edição, em 2012, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias FIciencias é um espaço para estudantes (sendo brasileiros, argentinos e paraguaios, inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio ou Técnico, bem como das redes pública ou particular) apresentarem ideias criativas e inovadoras para, assim, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.

Em 2020, de acordo com os protocolos sanitários, a FIciencias foi realizada 100% online, no canal da feira no Youtube, bem como no site e nas redes sociais do evento. Mesmo assim, foi um sucesso, uma vez que foram expostos 60 trabalhos, com mais de 6 mil visualizações no Youtube, em 5 dias.

SUSTENTABILIDADE, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade (entre Itaipu Binacional e Parque Tecnológico) busca a promoção de ações no Oeste do Paraná, voltadas a tornar os alunos protagonistas, ou seja, mais participativos no processo de educação ambiental.

O projeto tem atuação em três vertentes:

1. Capacitação de professores e educadores no ensino de Ciências e Sustentabilidade, por meio de metodologias ativas, investigativas e integradoras, a partir de conteúdos e estruturas do PTI, do Ecomuseu e do Refúgio Biológico Bela Vista. Logo, cerca de 450 professores de 10 municípios da região já participaram das qualificações.

2. Elaboração de kits pedagógicos para auxiliar professores em aplicações práticas no ensino de Ciências e Sustentabilidade, com base em conteúdos do PTI, Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista e usina de Itaipu. Portanto, foram elaborados para a distribuição a professores 4.400 guias sobre as estruturas educadoras da Itaipu e metodologias pedagógicas.

3. Realização de roteiros pedagógicos nas estruturas educadoras da Itaipu – Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista e PTI -, ofertados às instituições de ensino, mediante agendamento prévio. São trabalhadas temáticas diversas de acordo com cada espaço, com duração média de 2h. A intenção é oferecer ambientes interativos, lúdicos e de vivências para possibilitar aos professores e alunos a criação, desenvolvimento, aplicação, socialização e aprimoramento de ações práticas de Ciências e Sustentabilidade. Cerca de 2 mil pessoas já participaram dessas atividades pedagógicas nas estruturas da Itaipu.

DESAFIO ITAIPU SUSTENTA-HABILIDADES

Ainda em 2020, devido à restrição de atividades presenciais, o convênio de Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade lançou o Desafio Sustenta-Habilidades.

O desafio consiste no envio de vídeos, promovendo a interação entre o real e o virtual, no modelo de realidade alternativa. Como resultado, o objetivo é aprimorar o pensamento sistêmico, lógico e racional.

Ao todo, são nove desafios, lançados a cada quinze dias. Os participantes que completarem o jogo podem ganhar selos personalizados, além de prêmios.

Conheça o Desafio Sustenta-Habilidades: desafio Itaipu (o prazo para participação é fevereiro de 2023!)

EXPEDIÇÃO DO CONHECIMENTO

A Expedição do Conhecimento é uma estrutura itinerante da Itaipu, em parceria com o PTI, para levar aos municípios da região de influência da usina atividades educativas e interativas, sobre as temáticas energia, água e sustentabilidade.

O caminhão-baú, com 15 metros de extensão, conta com mais de 20 atividades educativas, entre espaço interno e externo. Nesse sentido, seu objetivo é atender, de forma gratuita, alunos de escolas públicas e privadas, bem como o público em geral.

ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS

Por fim, os atendimentos pedagógicos oferecidos pelo Centro de Competência em Ciência e Educação têm por objetivo disseminar e fortalecer a cultura científica, por meio de metodologias ativas voltadas aos estudantes do ensino básico Fundamental I e II, com atividades práticas que proporcionam o aprendizado de forma lúdica e instigante.

O Parque Tecnológico também recebe visitas de professores e estudantes de licenciatura para oportunizar o conhecimento de metodologias alternativas e formas de ensino que venham despertar o interesse, a curiosidade e a autonomia do aluno.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter