EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O PTI-BR implementa diversas iniciativas educacionais, visando desenvolver competências e habilidades importantes para o século XXI e em prol da ciência, tecnologia, inovação e negócios dentro das suas temáticas de atuação e contribuir com o desenvolvimento da região. 

Expedição do Conhecimento

Energia, água e sustentabilidade são as temáticas que movem o projeto Expedição do Conhecimento, realizado por meio de uma iniciativa da Itaipu Binacional em convênio com o Parque Tecnológico de Itaipu. 

A unidade educadora é composta por um caminhão-baú, de 15 metros de extensão, além de estruturas externas que o complementam com diversas atividades. Essa formação se deve ao seu objetivo de percorrer os municípios da área de atuação da ITAIPU Binacional, expondo, gratuitamente, aos alunos de todos os níveis e ao público em geral ações educativas defendendo a ciência e o meio ambiente, de forma lúdica e interativa. Para tanto, o visitante é convidado a imergir em mais de 20 atividades como observação do planetário, geração de energia limpa, escuta de sons de animais extintos ou não e, até mesmo, brincadeiras mais ativas, como um escorregador para um renascimento mais consciente. 

A estrutura itinerante foi inaugurada em 2020, no Show Rural Coopavel em Cascavel e, desde então, suas viagens pelos municípios da Região Oeste do Paraná já contam com mais de 20 mil pessoas encantadas pelo conhecimento por ele disseminado.

3P7A4553
Expedicao do Conhecimento 2
FEIRA EXPEDICAO KIKO scaled

ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS

Os atendimentos pedagógicos têm por objetivo disseminar e fortalecer a cultura científica. Por meio desses atendimentos, os estudantes do Ensino Básico de Foz do Iguaçu são imersos no mundo da inovação e da criatividade por meio de atividades baseadas em metodologias ativas, participando de oficinas totalmente “mão na massa”, que os ajudam a explorar a imaginação, criatividade e autonomia, tudo isso gratuitamente.  

As ações ocorrem nas estruturas educadoras da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu. Entretanto, toda essa experiência pode, ainda, ser levado às escolas e Centros de Convivência de Foz do Iguaçu. 

Em 2019 foram atendidos mais de 6.000 estudantes, de forma presencial. Em 2020, foram desenvolvidos 34 vídeos para auxiliar professores do ensino fundamental I, com as aulas remotas, durante a pandemia. Esses vídeos já ultrapassam 20 mil visualizações. Em 2021, ao menos 12 turmas de ensino continuado de toda a cidade tiveram a oportunidade de conhecer as oficinas maker. E em 2022, somam-se mais 3600 atendimentos e o início as visitas educacionais num ambiente tecnológico e inovador que é o espaço LabMaker Iguaçu.

LabMaker Iguaçu

Esse espaço, dentro das instalações do Parque Tecnológico Itaipu, visa ser um lugar de ideação, prototipação e educação. Onde ocorrem, além dos atendimentos pedagógicos às instituições de ensino da região, a confecção de protótipos em incentivo à ideação, preparados com insumos e equipamentos específicos. Há, ainda, salas para treinamentos e workshops, podendo ser compartilhados por colaboradores, alunos, professores, bolsistas e iniciantes no ramo dos negócios. 

O espaço também oferece visitas aos professores e estudantes de licenciatura para oportunizar o conhecimento de metodologias alternativas de aprendizagem e formas de ensino que venham a despertar o interesse, a curiosidade e autonomia do aluno. Assim, eles podem utilizar a visita como inspiração e aplicar algumas técnicas na sala de aula otimizando o ensino para que ele se torne ainda mais efetivo e em consonância com as novas demandas do mercado. 


Para saber mais contate:
 
ciencia@pti.org.br

FHS 5581
FHS 5711
FHS 5501
FHS 5343

EVENTOS

FIciencias

Chegando a sua 13º edição no ano de 2023, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciencias é um espaço para estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e de nível universitário. Ao longo da sua trajetória, mais de 1.400 projetos científicos foram apresentados por mais de 5.400 alunos e professores.  

3P7A4893
3P7A4239
3P7A4404

Latinoware

O Latinoware é, atualmente, o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Criado em 2004 (como Conferência Latino-Americana de Software Livre) pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações. Todo ano reúne aproximadamente 2.500 participantes e mais de 100 palestrantes. Além disso, tem um público bastante diversificado, formado pela comunidade envolvida com tecnologia, como desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, por usuários de tecnologias livres ou softwares proprietários e, ainda, representantes governamentais e da iniciativa privada. 

O compromisso dos participantes do evento é contribuir com a consolidação de uma atmosfera de inovação e um ambiente antenado à transformação do planeta, por meio da filosofia do open source.

MG 6098
MG 4609
MG 4808
MG 4776
BK9A8457

Cursos de aperfeiçoamento
profissional e tecnológico

O PTI também desenvolve cursos visando consolidar suas temáticas de atuação. Em 2022, foram ofertadas 25 turmas de cursos relacionados às temáticas de sustentabilidade, tecnologia, inovação, empreendedorismo e negócios. 891 pessoas concluíram os cursos que duraram mais de 1.400 horas. Além disso, os cursos foram oferecidos gratuitamente.  

Um deles foi o Programa de Talentos em TIC, gratuito e aberto a comunidade. Esse programa foi uma oportunidade que o PTI ofereceu aos estudantes de graduação, profissionais em transição de carreira e entusiastas da área de Tecnologia da Informação. Ele teve duas fases de formação. A Fase I contou com um curso online (EaD), com carga horária de 44 horas, abordando temáticas como Gerenciamento de Projetos; Informática básica; lógica de programação; lógica de matemática, com 220 concluintes. 

Já a fase II foi de “mão na massa”, ou melhor, no código, sendo composta por um treinamento presencial e imersivo com 144 horas de conteúdo, ministrado por profissionais multidisciplinares do PTI, com foco em aplicações práticas na solução de problemas reais da Fundação PTl-BR, com 22 concluintes. 

Ao final do programa foi formado um banco de talentos com participantes que tiveram melhor desempenho e perfil aderente à Fundação PTl-BR. A relação de concluintes foi ainda compartilhada com empresas do ecossistema para possíveis contratações. A Fase I ainda está sendo disponibilizada em novas edições abertas para participação gratuita da comunidade. 

5E3A5702
DSC05417

Programas de Pós-Graduação

Já no campo da educação formal, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, é oferecida, gratuitamente, a Especialização em Internet das Coisas – IoT, com o diferencial dos alunos poderem desenvolver os estudos em problemas reais do ecossistema, gerando soluções aplicáveis e potenciais inovações.  

INAUGURACAO LAB IOT IFPR 2021 19
INAUGURACAO LAB IOT IFPR 2021 2

Ecossistema Educacional

Em 2022 estiveram conectados ao ambiente educacional do PTI-BR, mais de 6 mil estudantes e 500 professores, por meio de instituições públicas de ensino como Unioeste, Unila, UAB e iniciativas de transformação social como: Vira Vida e Trilha Jovem, desenvolvendo suas formações dentro do espaço físico do PTI-BR, possibilitando contato dos alunos com o ecossistema de inovação. 

Em 2022, um total de 384 vagas foram ofertadas para jovens em vulnerabilidade social, desses, 347 concluíram, sendo que 61 já foram inseridos no mercado de trabalho, impactando positivamente a vida dos jovens que passaram por esses projetos.

TRILHA JOVEM CURSO DE SUSTENTABILIDADE 03052022KS 4
TRILHA JOVEM CURSO DE SUSTENTABILIDADE 03052022KS 6
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter