EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

X Workspot reúne especialistas internacionais para falar sobre produção de energia

X Workspot cigre Brasil

Compartilhe este conteúdo:

O evento acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no hotel Bourbon em Foz do Iguaçu. 

No mês que a Cigré-Brasil completa 51 anos, acontece a segunda parte do X Workspot, em Foz do Iguaçu. A primeira foi online, em novembro de 2021, marcando, portanto, o cinquentenário da empresa. Uma vez que a 10ª edição foi preparada desde 2019, e, nesse ínterim, o vírus SARS-CoV-3 impediu muitas coisas, o evento foi dividido para que não deixasse de acontecer.  

Sendo assim, o Workspot, evento que já acontece desde 1999, reúne, nesse ano, mais de 280 participantes de diversos países. Tem representantes dos países da América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia) e da Europa (Holanda, Alemanha, Suíça e Escócia). Além disso, inscreveram-se 80 empresas para tratar de temas relacionados à produção, armazenamento e distribuição de energia. Nessa segunda etapa acontecem diversos tutoriais, informes técnicos (em plenárias e sessões de pôster), além de exposições técnicas, durante as quais será possível, também, ampliar o networking dos envolvidos.

O evento acontece durante essa semana, tendo iniciado no domingo (27) e com encerramento no último dia de novembro. O domingo marcou a abertura do evento e da feira, e por um coquetel. Na segunda, acontecem quatro tutoriais e uma mesa redonda. E, nos dois dias seguintes, acontecem as 70 apresentações técnicas de pesquisadores nacionais e internacionais. Além das apresentações orais, também será realizado, no dia 30, uma sessão de apresentação de posters. 

O evento ainda conta com a participação de especialistas de renome internacional. Assim, os últimos dois dias de evento dividem-se em duas seções simultâneas, envolvendo quatro diferentes Comitês de Estudos, da seguinte forma: uma com o Comitê de Estudo A2 (transformadores), já mencionado, e D1 (materiais e tecnologias emergentes). A outra seção, por sua vez, com os Comitês A3 (equipamentos de alta tensão) e B3 (subestações).

Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e Itaipu Binacional participam do X Workspot Cigré-Brasil 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) participa com um estande, junto à Itaipu Binacional, divulgando o trabalho realizado, ou seja, os resultados do desenvolvimento de tecnologias emergentes em relação a produção de energia. E, nesse sentido, com uma participação mais expressiva, o engenheiro eletricista do PTI-BR, Guilherme Nabeyama, apresentará uma pesquisa relacionada ao Comitê de Estudos A2, que se refere a transformadores. Para o técnico do PTI “participar desse evento é uma grande oportunidade para mostrar o que o Parque Tecnológico tem feito de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, também podemos comparar nosso trabalho com o de tantas outras empresas que investem no tema”. 

O título da sua pesquisa é “Solução de sistema embarcado para o monitoramento e diagnóstico de transformadores de potência” e, por ela, Guilherme apresenta uma solução personalizável para monitorar e diagnosticar transformadores de potência, fornecendo os principais diagnósticos do ativo. É possível identificar, por exemplo, características como fator de aceleração do envelhecimento, hotspot, potência aparente, taxa de geração de gases no óleo, entre outras. 

A abertura do evento 

O X Workspot iniciou à tarde, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, às 19h, foi apresentado um vídeo das empresas patrocinadoras. Depois, o mestre de cerimônias explicou que o evento já superou as expectativas de participantes e falou sobre o que acontecerá nos próximos dias. Convidou para se dirigir à mesa de solenidades o sr. Roberto Asano Junior, representando o diretor presidente da Cigré-Brasil e o sr. David Rodrigues Krug, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, que representou o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, para a cerimônia de abertura. Além deles também esteve presente o coordenador geral do X workspot, o engenheiro Alexandre Leite e o sr. Cristiano Gianini, representante da TDM. 

Cada um dos convidados falou sobre o evento, comentando sobre o desafio de seu acontecimento causado pela pandemia. Agradeceram a participação de todos e o apoio dos patrocinadores que não se recusaram a adiar o evento mais de uma vez. O sr. Krug, em seu discurso, falou sobre os desafios do Brasil em relação às novas fontes de energia renovável e os papeis das hidrelétricas no país. Também falou sobre o que está por vir, como carros elétricos disponíveis a todos, microrredes, entre outras novas tecnologias relacionadas à energia.  

Por fim, foi sublinhado o cuidado que a organização teve para escolher os trabalhos a serem apresentados, e como os tutoriais serão realizados por especialistas da área. Depois de uma homenagem aos palestrantes da parte online do evento, o mestre de cerimônias convidou a todos para um coquetel de boas-vindas e conexão.  

Os próximos dias de evento: 

Na segunda-feira, pela manhã, os participantes interessados em visitar a Itaipu Binacional se inscreveram no estande. Ainda pela manhã aconteceram três tutoriais e, após o jogo do Brasil na Copa do Mundo, inicia-se o último tutorial às 15h. O dia acaba com um Happy Hour após a mesa redonda sobre vida útil regulatória de equipamentos, com a participação de representantes da ABRATE, ANEEL, ONS e outros representantes de fabricantes de equipamentos. 

Na terça e quarta-feira, enfim, realizam-se as apresentações dos trabalhos do comitê de estudos, divididos em duas salas. Serão sete sessões com cinco apresentações diferentes, que se encerram com um ciclo de perguntas. No dia 29 também acontece uma sessão de posters com seis participantes além da feira técnica. O dia acaba então com um jantar de confraternização entre os participantes. O último dia do evento é marcado por uma cerimônia de encerramento. Após o encerramento, os participantes que se inscreveram poderão participar de uma visita técnica à Itaipu. 

Veja como foi a abertura do evento: 
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter