EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR desenvolve dashboard para monitoramento epidemiológico

Dashboard

Compartilhe este conteúdo:

 

O objetivo é monitorar as análises de águas residuais, gerados pelo projeto Remonar, para auxiliar no monitoramento da covid-19. 

 

A equipe do centro de competências TA.DT- Tecnologias Abertas e IoT do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), desenvolveu um dashboard para contribuir com o monitoramento da covid-19. O painel possibilita o monitoramento dos dados epidemiológicos, de esgoto sanitário, por meio de análise de águas residuais, gerados pelo projeto Remonar, que é uma parceria com a Universidade Federal do ABC. 

O objetivo do projeto é utilizar o dashboard como uma vitrine de resultados, sendo possível ampliar as medidas em prevenção e contribuir com órgãos de saúde pública no combate a covid-19. 

O painel foi construído utilizando a ferramenta Power BI, onde se pode implementar a etapa de tratamento de dados na Power Query. Contaram ainda com o suporte da equipe de UX/UI e Design durante as reuniões de alinhamento para o desenvolvimento de um layout que pudesse ser facilmente integrado ao site do projeto. 

A demanda atendida pela equipe de Analytics do Tecnologias Abertas e IoT, utilizou as ferramentas de BI da Microsoft (Power BI e Power Query), “foi um desafio no início, mas fiquei bastante satisfeita com o resultado que obtivemos, porque além do desenvolvimento também aplicamos um treinamento aos bolsistas demandantes. Hoje, já podemos observar que a equipe demandante acrescentou novas abas de visualizações e conseguiram incluir novos dados, o que valida as entregas da equipe” destacou a instrutora Thays Resende Achucarro. 

Segundo o desenvolvedor Gabriel Belo Dias, foi uma experiência incrível atuar no projeto Remonar, “foi possível aplicar nossos conhecimentos em uma nova ferramenta e uma base de dados que não é tão usual, estou muito feliz com a entrega do resultado final”, relatou. 

 

Criação do dashboard 

 

Com as extrações e visualizações de dados, a equipe de Analytics do centro TA.DT tem como objetivo principal orientar os usuários a extrair o real valor dos seus dados, produzindo as informações valiosas de artefatos que apresentam dados padronizados, de forma a permitir a identificação de padrões e tendências. 

Promoveram os treinamentos a fim de capacitar as equipes e usuários para que possam, de forma independente, aplicar na prática os dados e realizar tarefas de análise e visualização de dados.  

Segundo o professor Matheus Ribeiro Augusto da UFABC, foi fundamental a participação e a criação do dashboard para a divulgação dos dados adquiridos no projeto. “Estes dados são muitos úteis para as secretarias de saúde e vigilância epidemiológica, para concluir os dados clínicos, além de agregar informações dos diversos grupos participantes do projeto, facilitando o trabalho em rede”, relatou. 

Concluiu explicando a importância do dashboard para facilitar a visualização geral e a interpretação das referências, permitindo que os participantes do projeto e a população em geral, tenha acesso de forma rápida e clara sobre a presença viral nos esgotos das regiões monitoradas.  

“O dashboard passou a ser uma ferramenta central no nosso projeto, e isso contribui diretamente para a tomada de decisões das autoridades, com informações claras sobre aumento e diminuição da presença viral nessas regiões, finalizou. 

 

Sobre o projeto Remonar 

 

O projeto é uma parceria com a UFABC, juntos fazem o monitoramento epidemiológico, por meio de amostras de águas residuais (esgoto sanitário). Com início em junho de 2020 em plena pandemia, o projeto foi proposto para atender as necessidades de rastrear e antecipar a propagação da infecção por covid-19. 

As análises de águas residuais, são usadas para detectar precocemente a covid-19 em uma comunidade. O vírus pode ser detectado nas fezes, logo após serem infectados ou mesmo antes de apresentarem os sintomas. Ao testar as águas residuais, é possível medir a quantidade do vírus e identificar se os níveis estão aumentando ou diminuindo. Sendo um alerta precoce do aumento de casos. 

Ao chegar nos laboratórios, as amostras são analisadas através das técnicas de Biologia molecular para identificar a presença e variante do SARS-CoV-2 (vírus que causa covid-19). 

O monitoramento não substitui os testes tradicionais, mas pode fornecer uma visão mais ampla da covid-19. Com os testes e monitoramento, as autoridades locais de saúde pública podem usar essas informações para tomar as decisões necessárias para ajudar a retardar a propagação da doença em suas comunidades.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter