EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR realiza primeiro curso de inspeção de barragens com drones

primeiro curso de inspeção de barragens

Compartilhe este conteúdo:

O primeiro curso de inspeção de barragens utilizando drone foi ministrado pelo PTI-BR, na região da Serra Rola Moça (MG). 

 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) ministrou pela primeira vez o curso de Inspeção de Barragens utilizando drones. A capacitação faz parte do convênio tripartite em parceria com a Itaipu Binacional e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e tem como objetivo principal capacitar profissionais que atuam na área de segurança de barragens. 

Ministrado pelos técnicos do PTI-BR, Alexsandro Rodrigues Pinheiro e Edivaldo José da Silva Junior o curso foi voltado para os servidores ANM, CEMIG e Mineração Geral do Brasil (MGB) 

A inspeção de barragens é feita de forma preventiva a fim de fiscalizar locais de difícil acesso e realizar levantamento aerofotogramétrico das áreas monitoradas. Com vistorias rotineiras, é possível acompanhar o estado de conservação das barragens, detectar anomalias que surgem com o tempo e atuar de forma preventiva. 

Ao todo foram três aulas presenciais com teoria e prática, onde os alunos puderam conhecer sobre a legislação de pilotagem, compreender o mecanismo de funcionamento de drones e sensores, realizar vistorias e mapeamento em campo, por meio de voos livres e automatizados, respectivamente. 

Os alunos também tiveram a oportunidade de identificar os principais tipos de anomalias que podem ocorrer em barragens de terra e que podem ser identificadas e monitoradas por sensores instalados nos drones, como câmeras termográfica e multiespectral. A grade do curso também possibilitou aos profissionais o conhecimento em técnicas de pós-processamento de imagens e análise de dados para geração de relatórios. Os produtos gerados permitiram a realização de inspeções virtuais, obtenção de informações e identificar patologias em barragens.  

primeiro curso de inspeção de barragens

Segundo o engenheiro, Terence Mól Santos, o curso foi muito útil e agregou a prática de campo com a tecnologia, além da troca de experiência: “O curso me esclareceu muito essa parte de legislação, até onde se pode chegar com drone, as limitações e os objetivos que você pode cumprir com o equipamento. Achei muito bom, só tenho elogios”, contou sobre a experiência. 

Para o instrutor do curso e técnico do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas do PTI-BR, Alexsandro Rodrigues, é uma satisfação ver que o curso tem dado resultados positivos e que os profissionais estão buscando novas soluções e novas ferramentas para aplicar na segurança. “Estamos no caminho certo quanto aos cursos que temos elaborado com resultado e feedback positivo por parte dos nossos clientes. Cada vez mais diversas instituições vêm nos procurando para oferecermos soluções em diversas áreas”, concluiu. 

De acordo com o instrutor técnico do Centro de Estruturas de Barragens, Edivaldo Silva, o curso permitiu combinar e difundir estudos e métodos relacionados à temática de segurança de barragens, desenvolvidos diariamente em nossos laboratórios, com as novas tecnologias que estão se tornando cada vez mais acessíveis ao público, como é o caso dos drones. “Foi muito gratificante participar da montagem e execução de um curso pensado para profissionais da área de segurança de barragens, que engloba desde a legislação e pilotagem de drones até inspeção de barragens e geração de produtos que auxiliam na detecção de anomalias em barragens, permitindo que o profissional capacitado tenha noção de todo o processo, ou seja, saiba usar o drone para realizar inspeções de barragens, colete dados de forma automatizada, processe esses dados, gere produtos, realize análises e obtenha informações importantes para compreender a saúde da estrutura inspecionada”, finalizou. 

primeiro curso de inspeção de barragens

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter