EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Claro, Parque Tecnológico Itaipu, Coopavel Cooperativa Agroindustrial e Exohub lançam o Programa Transforma Agro para promover soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio

Compartilhe este conteúdo:

Em um movimento inédito, a parceria vai unir tecnologias de conectividade, inovação e startups em um único local de testes, experimentação e mentoria.

Um movimento de transformação digital que vai revolucionar o agronegócio na região Oeste do Paraná como uma das mais tecnológicas do Brasil. Esse é o propósito do Transforma Agro, programa que tem como objetivo amplificar o uso da tecnologia na agricultura, de pequenos, médios a grandes produtores, levando as soluções para as propriedades conectadas, bem como de identificar, selecionar e oferecer suporte para as startups e empresas tenham um futuro de sucesso.

Graças a uma parceria inédita, entre a operadora Claro, o Parque Tecnológico Itaipu, a Coopavel Cooperativa Agroindustrial e o Exohub, startups e empresas poderão validar e demonstrar as tecnologias inovadoras na área do agronegócio com um foco e estratégia voltada à colaboração e aos princípios do cooperativismo. Estruturado para responder aos principais desafios do agro o programa conta com três temáticas principais: integração de dados da cadeia produtiva do agronegócio (cooperativismo de dados), aplicações inteligentes para o campo e automação e robotização no agronegócio.

O diferencial do Programa Transforma Agro é o espaço de validação das tecnologias, o qual funcionará semelhante a um Sandbox [1] rural, possibilitando diferentes testagens e resultados antes de chegar ao consumidor final,

Espaço Impulso

Durante o desenvolvimento do programa, cada startup selecionada poderá receber investimentos, suporte técnico e de entrada no mercado. Para isso, a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), e Exohub estruturaram o Espaço Impulso, uma fazenda digital permanente, que será um HUB de inovação, onde startups, empresas e universidades poderão testar e validar soluções para as demandas do cooperativismo e do agronegócio. Ao todo são 720 mil m2 de área do parque que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de experiências inovadoras, que impulsionarão ainda mais o agronegócio regional, melhorando a produtividade e a rentabilidade do setor.

A iniciativa conta com a importante parceria da operadora Claro, que viabilizará toda a infraestrutura de conectividade para o desenvolvimento e testes das soluções e será lançada oficialmente durante o Show Rural Coopavel, entre os dias 07 e 11 de fevereiro em Cascavel.

Com o objetivo de atrair startups e cooperados para participar desse ecossistema que será montado na cidade, a participação da operadora no projeto inclui a atuação estratégica do beOn Claro, seu hub de inovação, e prevê a implementação de um ambiente de cocriação e testes no Espaço Impulso para viabilizar a oferta de soluções 4.5G, NB-IoT/Cat-M1 para o mercado Agro.

“O agronegócio é um dos principais pilares de atuação da Claro. Temos diversas iniciativas voltadas para a inovação no segmento e a participação neste importante programa reforça o nosso compromisso com o setor, para o desenvolvimento de soluções customizadas, que agreguem valor aos produtores, otimizem processos e aumentem o valor dos negócios”, explica Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, que fará uma palestra sobre a atuação da operadora no Agro no dia 09.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das soluções apresentadas pelos times da Embratel, braço para soluções corporativas da Claro, e do parceiro estratégico da operadora, Sol – Internet of People, que já são disponibilizadas no portfólio da Claro Br. para o Agro. Entre elas, está o “Campo Conectado”, um modelo de negócio pensado para a evolução da Agricultura 4.0, com foco no conceito de “fazenda conectada”, que tem como objetivo levar conectividade e oferecer soluções para diferentes perfis de produtores rurais, dos familiares aos de grande porte, e ainda os produtos de Agricultura Digital da Claro, concebidos e viabilizados junto com empresas parceiras, como PackID e outras, que irão  demonstrar as aplicações e benefícios que as soluções entregam aos produtores.

O beOn Claro aproveitará a oportunidade para identificar empreendedores, startups ou produtores da região que tenham interesse em testar ou cocriar soluções para endereçar necessidades reais dos seus negócios e clientes.

Inovação no Agro

Para o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, o programa é uma oportunidade para que startups tenham suporte tecnológico para a testagem e validação de novos produtos e serviços e de criar vínculos com outros players do mercado para ter acesso a soluções, experiências, e conhecimentos que não faziam parte do seu know-how. “A parceria, que deve se concretizar como o maior projeto de inovação aberta do Brasil voltado ao setor do agronegócio, conecta a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo ao incentivo para o desenvolvimento de soluções que vão gerar riqueza, maior renda, produtividade e sustentabilidade no campo e melhorar a qualidade de vida”, destacou.

“Com essa parceria tão importante e abrangente, entramos definitivamente em uma nova era, estruturando um hub de inovação integralmente envolvido com a tecnologia e as suas possibilidades e tendências. E o melhor de tudo: levando esses novos conhecimentos aos nossos agricultores 365 dias por ano”, ressalta o presidente da Coopavel Dilvo Grolli.

Michel Costa, Diretor de expansão do Exohub, reforça a importância da criação de um Hub de inovação como o Espaço Impulso para potencializar o resultado do agronegócio brasileiro. “o Espaço Impulso será um vetor incrível na geração de resultados práticos e inovadores para o agronegócio brasileiro que se soma a um movimento global pela inovação do agronegócio”.

Sobre o BeOn Claro

O beOn Claro, hub de inovação da Claro, foi criado em 2019 com a missão de facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. Desde então, por meio de diversos projetos próprios e parcerias, a iniciativa atua na promoção da interação entre a operadora e demais agentes do ecossistema de inovação com o objetivo alavancar competências internas e externas para desenvolver, estruturar e liderar projetos que envolvam tecnologias emergentes e novos produtos.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

[1] A sandbox é uma plataforma de testes onde as aplicações podem ser alteradas sem interferir no meio de produção.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter