EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Colaboradores do PTI-BR visitam o Serviço Geológico dos EUA

Colaboradores do PTI da Unila e Itaipu Binacional escutam sobre producao de energia eolica no Servico Geologico dos EUA
Colaboradores do PTI da Unila e Itaipu Binacional escutam sobre producao de energia eolica no Servico Geologico dos EUA

Compartilhe este conteúdo:

O objetivo da visita ao Serviço Geológico dos EUA foi o intercâmbio de informações e conhecimentos. Do mesmo modo, a visita focou a capacitação para avanços tecnológicos e científicos na temática dos recursos hídricos.  

Entre os dias 22 e 26 de agosto, os colaboradores Bianca Amaral e Diego Tavares, representaram o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) em uma série de atividades, enquanto parte do convênio de assistência técnica entre a Itaipu Binacional e o United States Geological Survey (USGS) – Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (EUA), em tradução livre. Nesse ínterim, a comitiva, formada por profissionais da Itaipu, Unila e PTI-BR, visitou os laboratórios da organização científica, líder mundial em estudos de recursos hídricos.  

Benchmarking no Serviço Geológico dos EUA 

Ao passo que estão atentas às novidades e melhores práticas aplicadas por instituições renomadas, as equipes do PTI-BR estão sempre buscando referências para otimizar as atividades e ampliar o portfólio de soluções tecnológicas desenvolvidas pelos Centros de Execução de Projetos, com foco na geração de bem-estar e riqueza para a sociedade.  

Dessa vez, não foi diferente. Os objetivos da viagem incluíram, principalmente, conhecer a infraestrutura e a logística dos laboratórios e, ainda, os equipamentos analíticos de alto desempenho. Além disso, foi realizada a troca de informações e treinamentos sobre os avanços tecnológicos e científicos na área de recursos hídricos.  

De acordo com a pesquisadora Bianca, tais visitas técnicas subsidiam o planejamento e a execução de ações. Ou seja, demonstram padrões de qualidade técnica e científica, seguindo parâmetros internacionalmente reconhecidos, especialmente, no desenvolvimento de pesquisas aplicadas dentro da temática meio ambiente. 

“No âmbito da geração de resultados analíticos, pudemos ampliar nossa visão sobre as aplicações na tomada de decisão. Essa abordagem tende a contribuir muito com o alcance dos objetivos do Centro e das pesquisas que realizamos”, explicou a pesquisadora. 

“Nosso nível de atuação não está diferente do que vimos nos laboratórios visitados, desde qualificação pessoal, até técnicas aplicadas”, complementou o analista ambiental Diego Tavares. 

Agenda intensa e muito aprendizado  

A programação, então, contou com visitas ao Laboratório da Universidade de Minnesota e ao Laboratório Nacional de Qualidade de Água. Esse, um espaço de pesquisa ambiental, localizado no campus Denver Federal Center em Lakewood, Colorado, é onde concentram-se análises de qualidade da água dos Estados Unidos. Muitos dos seus métodos de análises químicas são desenvolvidos para as investigações científicas do USGS, assim, não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Portanto, essa foi uma oportunidade única para aprimoramentos técnicos dos visitantes.  

Nesse sentido, outro destaque foi o tour pelo Laboratório de Espectrometria de Massa da Universidade de Minnesota, reconhecido pela experiência, metodologia e instrumentação de ponta. Nele, são realizados programas em colaboração com pesquisadores dos departamentos de Química, Ciências Biológicas e Engenharia Civil. 

Veja as fotos da visita abaixo!

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter