EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Conresol consolida diálogos sobre arranjos produtivos da gestão de resíduos

O Conrersol reuniu diferentes palyers da gestão de resíduos, no Cineteatro Barrageiros do PTI.

Compartilhe este conteúdo:

Representantes de diferentes setores debateram aspectos de toda cadeia produtiva, desde a geração do produto até a disposição final do resíduo.

A 6ª edição do Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol), realizada entre os dias 22 e 25 de maio, em Foz do Iguaçu, contou com uma intensa programação de palestras, apresentações de resultados e projetos, premiações e, o mais importante: discussões de alto nível sobre os desafios e oportunidades do setor com foco no fortalecimento de suas cadeias produtivas ancoradas nos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o ambiental e o social.

Ainda no evento, foram reconhecidas as iniciativas implementadas pelos municípios e que se destacaram na gestão de resíduos
Ainda no evento, foram reconhecidas as iniciativas implementadas pelos municípios e que se destacaram na gestão de resíduos 

Resultado da parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e o Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais de Saneamento (IBEAS), o evento movimentou representantes da comunidade acadêmica, pesquisadores, técnicos, catadores, prefeituras, centros de empreendedorismo, além de órgãos públicos como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), o Instituto Água e Terra (IAT) e instituições como a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Apeam), o Instituto Paranaense e Reciclagem (Inpar) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). 

As mesas redondas promovidas durante os três dias de encontro, trouxeram abordagens que contemplam toda cadeia produtiva, desde a geração do produto até a disposição final do resíduo.  

Entre as temáticas discutidas estiveram os pagamentos por serviços ambientais, inclusão socioeconômica dos catadores, aproveitamento energético e tratamento de resíduos orgânicos, políticas públicas na gestão de resíduos, inovação e empreendedorismo, entre outros.  

Também foram apresentados cases como o Programa Gestão de Resíduos da Itaipu Binacional, que já reciclou mais de 86 mil toneladas de resíduos, entre 2019 e 2022; o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia que atua com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis no carnaval de Salvador e a inclusão socioeconômica dos catadores para a reciclagem popular do Programa Pró-catador. 

Paralelamente, foram apresentados mais de 90 trabalhos acadêmicos em diferentes temas em sessões especiais. Já o Instituto Federal do Paraná (IFPR), ficou responsável pelos minicursos Práticas de Gestão de Resíduos Orgânicos e Avaliação do potencial de captura de CO2 em concretos permeáveis com resíduo de construção e demolição (RCD). 

Roselaine Mendes Ferreira, Movimento Nacional dos Catadores
Roselaine Mendes Ferreira, Movimento Nacional dos Catadores

Caderno da Reciclagem e reconhecimento de iniciativas 

Durante o primeiro dia do Conresol, a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu lançaram o “Caderno da Reciclagem”. A publicação apresenta os principais resultados alcançados, no período de 2019 a 2022, do Programa Gestão de Resíduos Sólidos – Programa GRS, promovido pela Binacional, em parceria com as gestões públicas municipais do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, e assessorado pelo PTI-BR.  

Ainda na solenidade de abertura, foram reconhecidas as iniciativas implementadas pelos municípios e que se destacaram na gestão de resíduos, em categorias como alcance das metas de reciclagem, maior produtividade por catador, desenvolvimento de ações inovadoras, implementação de ações de educação ambiental e município com mais engajamento. 

Créditos imagens: Jean Pavão/Divulgação

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter