EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Curso oferecido por Itaipu e PTI leva boas práticas sustentáveis para comunidades de outros países

Compartilhe este conteúdo:

Até o próximo dia 18 de outubro, interessados em participar do nível básico do curso “Gestão para Sustentaridade Territorial”, oferecido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Itaipu Binacional, podem se cadastrar para uma das turmas exclusivas nos idiomas inglês ou espanhol. A formação é autoinstrucional e realizada na modalidade Ensino à Distância (EaD).

Para a comunidade hispanofalante estão sendo disponibilizadas 50 vagas. Já para a turma em inglês, o limite é de 40 participantes. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no endereço pti.org.br/eis.

O curso “Gestão para Sustentabilidade Territorial” integra as ações da Escola Internacional para Sustentabilidade, lançada pelo PTI-BR e a Itaipu, no início do ano. Desde então, quase duas mil pessoas já se inscreveram nas nove turmas que foram abertas.

Boas práticas sobre Coleta Seletiva da Itaipu são exemplos para outros países. Foto: IB

Multiplicando boas práticas 

A versão em espanhol visa atender a demanda de inscritos e interessados, oriundos de países da América Latina como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai e Venezuela. A ideia é ampliar a rede de multiplicadores de boas práticas para além do território nacional.

Este é o caso do gestor ambiental costa-riquenho Rene Ruiz Delgado, que atua em Libéria, uma cidade com cerca de 50 mil habitantes, localizada a pouco mais de 200 km da capital San Jose.

Rene afirma que encontrou as informações sobre o curso enquanto pesquisava sobre temas ambientais que pudessem agregar ao trabalho que desenvolve em sua comunidade. O gestor integrou a segunda turma em espanhol, ofertada em agosto.

“Identifiquei a oportunidade de conhecer melhor os projetos que Itaipu tem desenvolvido não só relacionados ao meio ambiente, mas também no desenvolvimento social e econômico das comunidades, que a tornaram reconhecida mundialmente”, destacou Rene.

Ainda de acordo com o cursista, o aprendizado vai além teoria, ele pretende reunir diferentes atores locais para discutir as possibilidades de colocar em prática, de forma adaptada, algumas das ações que conheceu durante a capacitação.

“A participação de diferentes setores da comunidade é indispensável para o sucesso das iniciativas. Vamos buscar replicar boas práticas como a coleta seletiva, compras sustentáveis, formação de cooperativas e turismo sustentável”, explicou Rene.

Já a turma em inglês está sendo oferecida pela primeira vez e deve estender o alcance dos conteúdos para além da América Latina.

Sobre o curso

A formação aborda de forma sistematizada e didática os conceitos, projetos e programas socioambientais desenvolvidos pela Itaipu em seu território de atuação ao longo dos anos. Desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância (EaD), o curso é gratuito e os conteúdos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do PTI, com carga horária de 40 horas.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter