EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

“Dados, informações e conhecimentos a serviço da gestão territorial e segurança hídrica”, é tema do III Workshop do Núcleo de Inteligência Territorial

Kiko Sierich/PTI-BR

Compartilhe este conteúdo:

O evento acontece entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, contando com mais de 30 palestras e 84 apresentações; o NIT é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil.  

Acontecendo de forma híbrida, o III Workshop do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) está reunindo pesquisadores, técnicos, profissionais e estudantes em uma verdadeira maratona de apresentações de resultados de estudos e pesquisas. O objetivo do evento é dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelo Núcleo, além de realizar o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.  

Promovido pela diretoria de coordenação da Itaipu Binacional – margem esquerda (ME) –  e pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), o Workshop conta com uma intensa programação que reúne as principais iniciativas multidisciplinares desenvolvidas no âmbito da gestão territorial e da garantia da segurança hídrica do reservatório da usina e da região, considerando os usos múltiplos da água. 

Entre os estudos apresentados estão análises de sedimentação e qualidade da água da Bacia do Paraná 3 (BP3) – que abastece o reservatório da usina, a partir de estudos relacionados aos impactos das atividades produtivas urbanas e rurais. Além de fatores de impacto como saneamento básico, uso de agrotóxicos, ciclos agrícolas, entre outros. 

Ao todo, estão reunidos mais de 180 profissionais de diferentes áreas do conhecimento e pesquisadores de 18 instituições acadêmicas brasileiras, o que deve resultar em 36 palestras e 84 apresentações de trabalhos, abordando assuntos como sensoriamento remoto, ecossistema e biodiversidade, águas subterrâneas, variabilidade climática, saneamento ambiental, saúde pública e educação ambiental.  

De acordo com o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, general Luiz Felipe Carbonell, desde sua implantação, em agosto de 2018, os resultados apresentados pelo Núcleo atendem aos objetivos estratégicos da binacional, especialmente no subsídio de informações relevantes para as áreas técnicas.  

Temos aqui produção de conhecimento e inovação que impressiona. Todos os estudos feitos pelo NIT têm por objetivo a prática, todos saem do papel: começam na teoria, passam por processo de pesquisa, cria-se a metodologia e aplica-se na realidade. Um ciclo raro que funciona”, destacou o diretor. 

Participaram ainda do evento, Celso Villar Torino – diretor técnico da Itaipu (ME); Mariana Favoreto Thiele – diretora jurídica da Itaipu; e Auder Machado Vieira Lisboa, representando o diretor financeiro da usina, Almirante Anatalício Risden.  

Durante a cerimônia de abertura do Workshop, foram entregues às autoridades um documento contendo os resumos e pesquisas submetidos ao evento.  

Sobre o Núcleo de Inteligência Territorial  

Localizado no Centro de Competência em Inteligência e Gestão Territorial do Parque Tecnológico Itaipu Brasil, o NIT é um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu, PTI, alunos e pesquisadores, organizado para fornecer suporte para o planejamento nas instâncias local, municipal e regional às atividades de pesquisa com foco na segurança hídrica, energética e desenvolvimento regional sustentável, contribuindo com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Itaipu.  

O Núcleo atua com a geração e análise de dados que, transformados em informações relevantes, tornam-se fundamentais para a tomada de decisão de maneira estratégica e adequada.  

Para o diretor técnico do PTI-BR, Rafael Deitos, o NIT contribui significativamente com o propósito do Parque, que é “entregar soluções à sociedade visando bem-estar e riqueza”, detalhou. Quando você coloca conhecimento, estudo, tecnologia e equipe dedicada, o resultado são entregas excelentes como estas que vocês veem sendo desenvolvidas aqui”, finalizou Deitos.  

 

Representando as universidades parceiras do Núcleo, o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Gleisson Pereira de Brito, destacou a importância do NIT e do evento para a academia. Na governança pública fala-se sobre como mensurar a eficiência e eficácia das instituições. E, para nós, um aspecto muito notório é a entrega de valor. Esse evento marca, justamente, o potencial dessas entregas”, enfatizou Gleisson. 

Ainda no cenário da ciência e pesquisa, a coordenadora geral do Workshop pela Itaipu, Simone Frederigi Benassi, complementou ressaltando que “o objetivo do Núcleo é a centralização do conhecimento a fim de desenvolver pesquisas aplicadas ao planejamento e prospecção territorial no âmbito de atuação da Itaipu e PTI”.  

Conforme menciona o gestor do NIT, Olímpio dos Santos Filho, o momento é de satisfação e superação, “nossas pesquisas transformam dificuldades em reflexos positivos, como pesquisa aplicada que gera resultado no dia a dia da sociedade”.  

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter