EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Doação de bens do PTI será útil para diferentes atividades de 15 instituições de Foz

Kiko Sierich/PTI

Compartilhe este conteúdo:

Televisores, refrigeradores e computadores são alguns dos itens doados pela Fundação PTI Brasil, e que passam a fazer parte do mobiliário de organizações do município.

Cadeiras e mesas que por anos fizeram parte dos escritórios do Parque Tecnológico Itaipu, a partir de agora farão parte da vida de pessoas da comunidade. Entre os dias 13 de setembro a 01 de outubro, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), por meio de sua Fundação, entregará bens móveis inservíveis à organização, que foram angariados por diferentes instituições que inscreveram-se em edital aberto no mês de junho, após autorização do Ministério Público Estadual. Entre os bens estão caixas de som, computadores, projetores, refrigeradores, televisores, varredeiras, centrífugas, fogões, furadeiras, serras poli cortes, gaveteiros, cadeiras, bicicleta, entre outros.

Kiko Sierich/PTI

Esta é a primeira vez que o Parque Tecnológico organiza este tipo de ação. “São objetos guardados no decorrer dos últimos 15 anos, provenientes de diferentes setores do PTI-BR”, comenta o diretor administrativo-financeiro do PTI, Flaviano Masnik. “Alguns computadores, por exemplo, já foram utilizados por engenheiros, jornalistas, pela equipe de tecnologia da informação, e até diretores, entre outras áreas da instituição”.

A finalidade da doação é possibilitar a destinação social dos bens para que sejam revertidos em favor de entidades que necessitam e que farão melhor aproveitamento dos mesmos e poderão utilizá-los em diversas atividades. “Os bens que para o Parque estavam obsoletos e ociosos, passam a ser úteis para quem os recuperar e prestar manutenção”, aponta o diretor.

A separação dos bens está sendo feita diariamente, e a entrega para uma instituição por dia, levando em consideração todos os cuidados sanitários contra a Covid-19, evitando assim aglomerações no momento da retirada.

Uma das entidades beneficiadas, a Casa de Proteção Temporária Acolher, foi representada na retirada dos bens pela presidente Ana Paula Lisboa, que demonstrou felicidade e gratidão ao recebê-los. “A verba que temos disponível dificilmente cobre compra de itens que faltam, por isso esse tipo de doação torna-se muito importante. Por exemplo, muitas das crianças e adolescentes abrigados na Casa não têm acesso a computador, e agora, com essa doação, faremos os reparos necessários na máquina e deixar disponível para que eles possam utilizar e conhecer coisas novas”, comenta a presidente e voluntária da Casa há mais de 10 anos. Ana também comenta que os móveis e demais bens poderão ser alocados tanto no escritório da entidade quanto na própria casa, onde ficam abrigadas crianças e adolescentes.

Kiko Sierich/PTI

Instituições beneficiadas pela doação

Cientes do estado dos bens doados, puderam participar do chamamento público: entidades sem fins lucrativos; Organizações governamentais e não governamentais; Entidades filantrópicas que desenvolvam projetos em prol de atividades de proteção à saúde, de movimentos artísticos e culturais, e de artesanato; Instituições de ensino público ou privado sem fins lucrativos. As instituições beneficiadas são: Casa de Proteção Temporária Acolher, Associação Casa Família Maria Porta do Céu, Núcleo Criança de Valor, Embaixada da Família, Comunidade Sagrada Família D. Olívio A. Fazza, Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, Associação Um Chute Para o Futuro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Instituto de Caridade Universal do Brasil, Associação Cultural e Turística da Catedral, Cáritas Foz do Iguaçu, Instituto Polo Internacional Iguassu, Conselho Comunitário de Segurança Vila A e Coart. Todos os materiais solicitados pelas instituições foram justificados para qual fim seriam utilizados.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter