EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Docentes da região Oeste do Paraná participam de webinar sobre a importância das águas subterrâneas

HIDROSFERA 3001

Compartilhe este conteúdo:

Evento foi promovido pela Escola Internacional Para Sustentabilidade, projeto da Itaipu e PTI, em referência ao Dia Mundial da Águas

As águas subterrâneas são invisíveis, mas indispensáveis à nossa sociedade, pontuou o professor Gustavo Barbosa Athayde, diretor do Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante webinar voltado, especialmente, para docentes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), na noite de segunda-feira (18).

O evento foi organizado pela Escola Internacional Para Sustentabilidade (EIS), iniciativa educacional da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em referência ao Dia Mundial da Água, oficialmente celebrado na próxima sexta-feira, dia 22 de março. Embora o webinar tenha sido ofertado aos educadores, o convite foi estendido, via redes sociais, a demais pessoas interessadas.

“A educação voltada para a sustentabilidade é a essência da EIS, então, aproveitando uma data importante como o Dia Mundial da Água fizemos essa parceria com o projeto Hidrosfera, que faz o monitoramento de águas subterrâneas, para gerar conscientização sobre esse tema tão importante para o planeta”, destacou a coordenadora da Escola Internacional Para Sustentabilidade pelo PTI, Ana Credendio.

Parceria com o Hidrosfera

A EIS se uniu ao Hidrosfera – um projeto desenvolvido desde 2018 por meio de uma parceria entre Itaipu, PTI e LPH – UFPR – na organização do webinar. “Uma das metas da nova fase do projeto é a “Hidrogeologia para a sociedade”, trazendo informações e conhecimento para a população sobre as águas subterrâneas, que são fundamentais para as atividades humanas da região”, explicou o gestor do Hidrosfera pela binacional, Lucas Garcia.

“No Dia Mundial da Água, o Hidrosfera se junta à EIS para abordar o tema das águas subterrâneas de forma mais ampla e gerar conscientização da importância da preservação desses recursos”, afirmou Milena Olivi, coordenadora do projeto pelo PTI, ressaltando, ainda, a importância das redes de pesquisa que compõem os estudos e monitoramentos do projeto.

Invisíveis aos olhos, mas fundamentais à vida

O professor Gustavo Athayde Barbosa, coordenador do projeto Hidrosfera pela UFPR, explicou que as águas subterrâneas estão armazenadas nos aquíferos, rochas ou sedimentos que precisam ter poros, fraturas ou fissuras para que as águas possam se movimentar.

No caso do projeto Hidrosfera, o aquífero estudado é o Serra Geral, que abrange toda a área da Bacia Hidrográfica Paraná 3. O tipo de rocha é vulcânica e se trata de um aquífero fraturado. O projeto Hidrosfera é uma iniciativa pioneira de monitoramento hidrogeológico sistemático em aquífero fraturado.

Para dar aos participantes do webinar uma dimensão da importância dessas águas para a região da BP3, onde está o reservatório da hidrelétrica de Itaipu, o professor Gustavo destacou que o Sistema Aquífero Serra Geral fornece 89% das águas usadas para o abastecimento público, 50% das águas destinadas à agricultura e 32% dos recursos hídricos destinados à aquicultura, além da própria geração de energia elétrica. Em termos de planeta, as águas subterrâneas representam 99% da água doce disponível para consumo.

Importância do monitoramento

As águas dos aquíferos têm uma maior proteção de fontes de contaminação se comparadas às águas superficiais, de acordo com o professor Gustavo, como é o caso dos rios, por exemplo. “Os aquíferos são super importantes para manter os ecossistemas, especialmente em períodos de estiagem. É fundamental ter a percepção de que as águas estão subterrâneas, mas em determinado momento elas voltam para a superfície”, detalhou.

O projeto Hidrosfera tem uma rede de monitoramento hidrodinâmico, que utiliza sensores para acompanhar a variação do nível (profundidade) das águas, e outra rede para o monitoramento hidroquímico, que coleta amostras para determinar a qualidade deste recurso.

Esse trabalho é essencial para a gestão sustentável das águas subterrâneas e também para evitar a exposição da saúde da população a riscos de contaminações. “A intenção também é tornar a sociedade mais consciente para explorar os aquíferos e cobrar dos gestores públicos ações de monitoramento e preservação dos recursos hídricos”, enfatizou o coordenador do projeto Hidrosfera pela UFPR.

O webinar completo está disponível no YouTube da Escola Internacional Para Sustentabilidade, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=w9Dp0XsoFDE

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter