EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Ecossistema do PTI: Ceasb promove minicurso para estudantes da Unioeste

IMG 8563

Compartilhe este conteúdo:

Aconteceu, nos dias 5 e 6 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o minicurso sobre a chamada Teoria dos Elementos Finitos, oferecido pelo Centro Avançado em Soluções para Barragens (Ceasb) aos estudantes do Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediado nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). No formato presencial, com quatro horas de duração, a capacitação foi ofertada no Laboratório de Informática da Unioeste, e atendeu três turmas, contando, ao todo, com a participação de 25 estudantes. 

A Teoria dos Elementos Finitos é considerada por especialistas como uma ferramenta fundamental para a análise de estruturas e peças mecânicas e seu ensino e aplicação podem agregar não somente conhecimento, mas também expertises para a atuação dos futuros engenheiros e futuras engenheiras no mercado de trabalho e em centros de pesquisas.  

O curso foi ministrado pelo bolsista do Ceasb, Vinicius Vaz, que também é engenheiro mecânico formado pela Unioeste, e buscou oferecer às pessoas participantes conhecimentos iniciais dos conceitos teóricos dos Elementos Finitos, além de exercícios práticos utilizando a ferramenta de simulação computacional, Ansys Mechanical. Tais exercícios permitiram a aplicação em situações reais dos conhecimentos adquiridos e a compreensão de como a simulação computacional pode trazer agilidade à análise do comportamento mecânico de peças e estruturas. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter