EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Fórum do CONFAP – Foz do Iguaçu – 2021 promove debates sobre iniciativas de CT&I que propulsionem o crescimento do País

Foto: Luiz Bernardo Jr. /Unila.

Compartilhe este conteúdo:

Com o tema “Inovação a serviço da sociedade”, a solenidade de abertura e as primeiras reuniões de trabalho do Fórum do CONFAP – Foz do Iguaçu foram realizadas nesta quinta-feira (09), no Parque Tecnológico de Itaipu. O encontro tem como principal objetivo enfatizar a importância dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, como um dos principais pilares de transformação da sociedade brasileira, e de desenvolvimento social e econômico para o País.

“É com muita alegria que estamos todos juntos novamente nesse que é o primeiro Fórum do CONFAP presencial  depois de realizarmos por dois anos de forma online devido à pandemia do coronavírus. Essa interação é extremamente importante para reconhecermos e apresentarmos iniciativas fundamentais para o crescimento e valorização da ciência, tecnologia e inovação do País”, afirmou o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Odir Antônio Dellagostin.

O Fórum foi encerrado nesta sexta-feira (10) no final da tarde e para quem não acompanhou o evento da manhã do dia (09) pode ter acesso por meio do canal do CONFAP no YouTube.

“Trabalhamos em prol de um Brasil que seja forte do ponto de vista da ciência, tecnologia e inovação. E não se trata de uma opção, mas sim de uma contingência que está na concepção do entendimento da importância dessas áreas para a evolução das regiões, estados e País”, disse o Vice-Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Márcia Perales Mendes Silva.

O público-alvo do  Fórum é de Presidentes das Fundações de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, autoridades federais, estaduais e internacionais que trabalham diretamente com as áreas da ciência, tecnologia e inovação. O Fórum também contou com a presença do e do Vice-Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Robson Vidal Sampaio.

“É com satisfação que recebemos essa primeira edição presencial em 2021 do Fórum do CONFAP no Paraná. Estado que prioriza a criação de riqueza e renda e a transformação da ciência e a tecnologia em inovação. Além disso, possui uma teia de ecossistemas de inovação diferenciada, e é justamente essa diversidade que faz com que mais recursos sejam alavancados. Com isso, receber autoridades e pesquisadores renomados que propulsionam o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil é fundamental para firmar cada vez mais parcerias e destacar o trabalho que o Governo do Estado vem desempenhando”, salientou o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Fórum foi co-realizado pela Fundação Araucária e contou com o apoio da Unioeste, da Unila e do PTI.

“Hoje, os olhos da comunidade científica do País estão voltados para Foz do Iguaçu, porque este encontro de órgãos de fomento tanto estaduais como federais representa a grande expectativa desse público para encontrarmos vários caminhos para superar o desafio da continuidade do financiamento deste robusto sistema. Espero que esses dois dias possam orientar como criar cada vez mais redes de colaboração e cooperação entre os estados para que a ciência, tecnologia e inovação sejam motores do desenvolvimento nacional”, informou o Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Aldo Bona –  que também representou a Patrícia Ellen, Presidente do CONSECTI .

O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional – Celso Villar Torino, representando o General João Francisco Ferreira, Diretor Geral da Itaipu Binacional destacou as ações da Instituição que vão de encontro com o escopo discutido no Fórum. “Desenvolver ações inovadoras e com parceiros estratégicos para o atendimento e previsão das necessidades da sociedade torna-se imprescindível. A inovação por meio da tecnologia, do planejamento, da capacitação de recursos humanos e parcerias são aspectos fundamentais neste processo”.

O Diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), General Eduardo Garrido, ressaltou que as discussões abrangidas pelo Fórum são essenciais para o novo modelo de negócios que o PTI vem adotando. “Buscamos a sustentabilidade econômica – financeira por meio do estudo das expertises desenvolvidas para a Itaipu e pela identificação que oportunidades de negócios também surgiam nesse meio. Portanto, o trabalho do setor acadêmico ganha ainda mais espaço, pois nos permite usufruir de todo potencial que os jovens universitários possuem e cabe a nós aproveitar esse potencial. É o que estamos procurando fazer: focar no empreendedorismo e inovação aberta”.

“As Fundações de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil fazem muito pelo País e possuem muita experiência no trabalho que realizam. É muito gratificante participar deste Fórum no Paraná, Estado que pulsa desenvolvimento e é isso que queremos para todo País. Como presidente do CNPq enfatizo eu lutar pela instituição é lutar por um dos locais mais estratégicos para o crescimento do Brasil, por isso devemos priorizar e debater assuntos como os que serão tratados no Fórum”, acrescentou o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Evaldo Ferreira Vilela.

A Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP também está participando do evento. “Temos aqui agentes de fomento de todos os estados do Brasil discutindo ciência, área que sua relevância ficou ainda mais evidente durante a pandemia. A FINEP não parou, o trabalho exitoso que alcançou se deu por meio de parcerias como a que tem com o CONFAP e que fez com que, por exemplo, empresas e segmentos pudessem ser aprimorados e desenvolvidos”, salientou o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP – Marcelo Silva Bortolini de Castro, representando o General Waldemar Barroso Magno Neto, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos.

A abertura do Fórum contou ainda com a participação do Diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI – Marcos Cesar Oliveira Pinto, representando o Astronauta Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. “É muito importante nós do Governo Federal participarmos de eventos como o Fórum do CONFAP, para podermos conhecer melhor as instituições para podermos ampliar parcerias. Com isso, a aproximação com as FAPs se fortalece e cria novas oportunidades para outras iniciativas, e alcançar desta forma, um objetivo comum: o de estimular as áreas da ciência, tecnologia e inovação do País”.

No evento, as pessoas puderam ainda conhecer um pouco mais sobre o Sistema Paranaense de Ciência,Tecnologia & Inovação que foi apresentado pela Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária, Unioeste, Unila por serem as universidades representantes da região Oeste do Estado e pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Na ocasião também foi assinado um protocolo de intenção de cooperação de parceria para 2022 entre o CNPq e as FAPs, por meio do CONFAP, no qual pretende investir em Programas de Apoio de Bolsas de Pós-Doutorado. A Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq  – Maria Zaira Turchi, também esteve presente no evento e destacou a importância de iniciativas como essa do protocolo de cooperação.

O primeiro dia do Fórum foi finalizado com uma mesa redonda para avaliação das parcerias do CONFAP com o MCTI e agências nacionais (CNPq, CAPES, FINEP e outras) e parcerias internacionais. Já no segundo dia e encerramento do Fórum a programação contou com relato dos Grupos de Trabalho e representações; avaliação das possibilidades de parcerias entre as FAPs; operacionalização e utilização do InCites; discussão de Editais conjuntos: Amazônia Legal; Pesquisas voltadas para a Biodiversidade e Economia de Baixo Carbono, e por fim, os participantes puderam visitar as dependências do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter