EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Grupo de pesquisa em Biologia Sintética e degradação de poluentes aquáticos visita o PTI

IMG 4528

Compartilhe este conteúdo:

Estudantes e o coordenador do grupo de pesquisa em Biologia Sintética, SynFronteras, fizeram uma visita ao Diretor Superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), professor Irineu Colombo e apresentaram o projeto Methyguá, que pesquisa o desenvolvimento de algas como dispositivos de degradação de poluentes aquáticos, incluindo microplásticos.

O grupo, que em 2021 foi medalhista de ouro na maior competição de Biologia Sintética do mundo, IGEM Global, com o desenho de uma ferramenta molecular para o combate à leishmaniose visceral, é atualmente formado por 17 integrantes de seis diferentes países da América-Latina.

Na visita, estiveram presentes as estudantes Ghadir Wissam Rizk, de Biotecnologia e Anali Vitoria de Queiroz, de Economia, o estudante Henrique Rubino Martins, de Biologia e o professor Cristian Antonio Rojas, todos da Unila, que expuseram como o grupo de pesquisa pode estabelecer parcerias com ICTs, como é o caso da Fundação PTI-BR.

A equipe também falou de seu caráter social, sendo catalisador de projetos de lei como o que deu origem à Lei Municipal n° 5172, de Foz do Iguaçu, que trata da notificação obrigatória dos casos de leishmaniose. E da iniciativa socioeducacional de construção de uma plataforma de ensino e capacitação ambiental para professores latino-americanos.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter