EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Hidrogênio Verde: PTI quer apoiar a criação de curso técnico sobre o tema

IMG 8833

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) abriu em 2023 diálogo direto com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a viabilização de um curso técnico na área de hidrogênio verde. O curso visa combinar os conhecimentos práticos e técnicos do PTI dentro das metodologias nacionalmente reconhecidas do IF para oferecer condições na formação de profissionais técnicos na área.

Na última semana, um encontro entre as instituições, e com a presença da Unioeste e Unila, instituições parceiras da iniciativa e pertencentes ao Ecossistema do PTI, ocorreu para o fechamento da primeira fase da iniciativa.

O Hidrogênio por Eletrólise

O hidrogênio, ainda pouco conhecido pela opinião pública, é considerado pelos cientistas e políticos como uma das peças chave para a diminuição da dependência do petróleo no mundo, ação fundamental frente à emergência global.

Atuando no setor de produção e armazenamento de hidrogênio desde 2011, o Centro de Tecnologia de Hidrogênio do PTI criou um ambiente de desenvolvimento e validação de tecnologias no tema é atualmente está focado na aplicação do hidrogênio no setor de energia, indústria e mobilidade.

Em carta enviada ao Diretor do Campus Foz do Iguaçu do IFPR, Anderson Coldebella, o Diretor Superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, apontou a importância da parceria entre as instituições para contribuir com o país na formação de recurso técnico capacitado.

“Tendo em vista a demanda crescente por hidrogênio como vetor sustentável na descarbonização e desfossilização planetária e ainda, o compromisso do Brasil, com as metas do Acordo de Paris, estamos solicitando ao Câmpus de Foz do Iguaçu do IFPR para seja pioneiro no sentido de oferecer, em caráter experimental, o curso técnico neste segmento.”, apontou Colombo. Para isso, o PTI se comprometeu em garantir apoio na criação do novo curso.

Colombo citou ainda que a proposta do curso visa atender o Programa Nacional do Hidrogênio, promovendo a capacitação de recursos humanos em nível, além de apontar se tratar de um curso experimental, previsto pela legislação, e da importância da inserção da temática hidrogênio no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Hidrogênio Verde e PTI

Localizado nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Centro de Tecnologias de Hidrogênio, vinculado à Diretoria de Tecnologias (DT), cuida do desenvolvimento de soluções e serviços técnico-tecnológicos especializados 0voltados ao tema, bem como promove a capacitação de recursos humanos em nível profissional na produção e armazenamento de hidrogênio.

Saiba mais em:
https://conteudo.pti.org.br/infografico_oportunidades-hidrogenio-verde

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter