EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Inovação na Agricultura: NetWord Agro integra balanço de carbono para geração de créditos sustentáveis

summer harvest 2023 11 27 05 35 00 utc

Compartilhe este conteúdo:

Na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e rentáveis, a NetWord Agro anunciou uma inovação proveniente de um estudo de doutorado em Engenharia Agrícola realizado na UNIOESTE por um de seus fundadores. Essa nova funcionalidade, incorporada à sua tecnologia avançada, promete gerar o balanço de carbono (carbono retido – carbono emitido) em solo, lavouras, pastagens e florestas de reserva legal. 

Esta novidade surge como um diferencial no setor, permitindo que agricultores obtenham créditos de carbono após cada safra, desde que adotem boas práticas de manejo, incluindo o Manejo Integrado de solos, pragas, doenças e daninhas, além do plantio direto. 

A NetWord Operações, Fintech do Grupo NetWord, está disponibilizando essa funcionalidade para seus Parceiros de Negócio e Agricultores, proporcionando uma oportunidade única de rentabilidade e incentivando práticas sustentáveis.  

A partir dos monitoramentos realizados com a Tecnologia da NetWord Agro, os agricultores terão acesso ao balanço de carbono e, consequentemente, aos créditos de carbono, caso existam. Contudo, é necessário que utilizem a tecnologia da NetWord Agro para o monitoramento e manejo de suas lavouras. Os balanços de carbono serão disponibilizados ao final de cada safra, começando pela safra verão 23/24. 

Os créditos de carbono apurados referem-se ao carbono no solo, na lavoura e na floresta de reserva legal. Para obter créditos relacionados a 100% da reserva legal, é necessário monitorar toda a área do agricultor. 

Os projetos de crédito de carbono, em conformidade com a legislação, podem ser estruturados para 2 anos (4 safras), 5 anos (10 safras) ou 10 anos (20 safras), com as comercializações ocorrendo ao final de cada safra, após a apuração do balanço de carbono. 

Após a conclusão do balanço de carbono, os créditos, se existirem, serão disponibilizados na plataforma da NetWord Operações para que os produtores possam comercializá-los, proporcionando uma nova fonte de renda e incentivo à adoção de práticas sustentáveis. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter