EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Inteligência e
Gestão Territorial

O Centro de Competência Inteligência e Gestão Territorial tem como premissa o desenvolvimento de soluções na área ambiental que agregam valor à tomada de decisão, visando garantir o desenvolvimento regional sustentável, através do monitoramento e assessoria ambiental, treinamentos especializados, construção de banco de dados e geoprocessamento.

LINHAS DE ATUAÇÃO

MONITORAMENTO AMBIENTAL

O monitoramento ambiental é realizado através da coleta de dados, estudos e acompanhamento contínuo e sistemático de parâmetros ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar – qualitativa e quantitativamente – as condições dos recursos naturais em determinados pontos como reservatórios e áreas de florestamento ou degradadas.

ASSESSORIA AMBIENTAL

A assessoria ambiental é executada através da elaboração e revisão de Planos Municipais de de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para municípios ou consórcios intermunicipais; Assessoramento técnico na estruturação de processos de reciclagem – nas etapas de estruturação técnico social, aplicação de indicadores e monitoramento da gestão; Além do desenvolvimento de arranjos de logística reversa.

TREINAMENTOS

São ofertados cursos e capacitações nas modalidades de Ensino à distância (EaD) e semipresencial em diferentes níveis, abordado as temáticas: Gestão de bacias hidrográficas; Modelagem hidrológica; Plataforma web de gestão territorial; Infraestrutura de dados espaciais; Banco de dados geográfico e Geoprocessamento.

CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS

Desenvolvimento e implantação de banco de dados cartográficos personalizados sob demanda para centros urbanos e zona rural; Implantação de infraestrutura de dados espaciais.

GEOPROCESSAMENTO DE DADOS

Apoio técnico e operacional à gestão de cidades com uso de softwares de geoprocessamento; Desenvolvimento de tecnologias para gestão urbana utilizando base de dados geográficos; Espacialização de informações geográficas; Análise espacial com dados gerados pelo centro e outras instituições; Prospecção energética; Automatização no processamento de dados geográficos e geração de informações.

SOLUÇÕES

PROJETOS

ATLAS SOLAR DO PARANÁ

O Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná é uma ferramenta de consulta e análise do potencial de irradiação solar e da geração de energia elétrica fotovoltaica no Estado, que permite saber com precisão a energia solar disponível em cada um dos 399 municípios ou em qualquer ponto, de acordo com a época do ano.

A Iniciativa foi desenvolvida através de parceria entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A plataforma está disponível de forma pública e gratuita. Acesse o mapa interativo ou faça o download do Atlas.

ESTUDOS DE PROSPECÇÃO ENERGÉTICA

Os estudos de prospecção energética na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), região Oeste do Paraná, foram realizados em parceria com a Itaipu Binacional, sendo:

Levantamento do potencial energético hídrico na BP3 – vertedouro
O estudo identificou os melhores pontos na BP3 com potencial para geração de energia elétrica, através de Pequena Central Hidrelétrica (PCH) ou Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e o tamanho da área que seria alagada com a possível instalação de uma barragem.

Identificação do potencial de oferta de energia a partir da biomassa residual animal nos municípios da BP3
Neste estudo foi realizado o mapeamento do potencial de geração de dejetos animais em 28 municípios da Bacia do Paraná 3. A partir do uso de imagens de satélite foram identificados os barracões e dados primários de produção, resultando na estimativa populacional e da capacidade de geração de energia através do aproveitamento da biomassa animal.

Florestas energéticas
Este estudo mapeou as melhores áreas para a implantação de florestas energéticas, priorizando diversas variáveis, resultando em um panorama entre qual seria o cenário ideal de utilização versus como ele é utilizado, principalmente considerando culturas agrícolas.

ESCOLA INTERNACIONAL PARA SUSTENTABILIDADE

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) para a sistematização da experiência da Usina na implantação de ações socioambientais em seu território de influência ao longo de mais 40 anos de existência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compartilhamento dessas expertises é realizado de maneira didática, a partir do Programa Binacional de Formação em Gestão para Sustentabilidade, que disponibiliza uma série de cursos voltados para questões da sustentabilidade.

SISTEMA PLANTIO DIRETO COM QUALIDADE: ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP)

O Índice de Qualidade Participativo (IQP) consiste em um instrumento de diagnóstico do manejo sobre o Sistema Plantio Direto (SPD). Construído e implantado a partir de uma metodologia participativa, o IQP consiste em uma importante ferramenta de avaliação – forma técnica e cientificamente fundamentada – do grau da qualidade do Sistema Plantio Direto aplicado pelos produtores em determinadas regiões.

A iniciativa é resultado da parceria entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Federação Brasileira de Plantio Direto, Instituto Agronômico do Paraná, Embrapa, além de instituições de ensino e pesquisa.

MICROGRID

O projeto inédito, em 2018, foi desenvolvido na Granja São Pedro, em São Miguel do Iguaçu (PR) para a implantação de uma microgrid integrada à rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Nesta iniciativa, especificamente, o Centro de Competência Inteligência e Gestão Territorial atuou com as questões relacionadas aos sobrevoos para prospecção da área de abrangência com levantamento de imagens geolocalizadas via drone e no desenvolvimento de software.

O projeto resultou da parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, a Companhia Paranaense de Energia e o Centro Internacional de Energias Renováveis

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter