EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Itaipu e PTI pretendem ampliar área de atuação do NIT para todo Paraná

Workshop do NIT

Compartilhe este conteúdo:

Ações desenvolvidas no Núcleo de Inteligência Territorial podem contribuir com as políticas de inclusão social, defesa ambiental e, principalmente, de garantia ao desenvolvimento sustentável.

As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) vão contribuir com todo o estado do Paraná. O anúncio foi realizado durante a 4ª edição do Workshop NIT, que reuniu pesquisadores e técnicos de diversas instituições de forma híbrida, na quinta (27) e sexta-feira (28), com objetivo de apresentar os principais resultados acumulados ao longo de quase cinco anos do Núcleo e deliberar sobre as perspectivas futuras da iniciativa.

Tendo as temáticas segurança hídrica e desenvolvimento territorial sustentável como norteadoras, o evento abordou a importância da ciência e da pesquisa para a solução de desafios complexos da sociedade e para subsidiar a tomada de decisão para gestores públicos na elaboração de políticas de incentivo ao desenvolvimento territorial sustentável e investimentos de recursos de forma estratégica e assertiva.

Um dos exemplos dessas ações é o convênio de cooperação técnica entre Itaipu Binacional, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) para implementação de sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário. Através dele, é possível fazer o monitoramento desses sistemas em pontos estratégicos e analisar aspectos hídricos, de saúde, social, econômico e suas correlações. De acordo com o gerente do Centro de Competência em Inteligência e Gestão Territorial do PTI-BR, Rolf Satake, esse é o primeiro projeto de muitos com a visão de monitoramento e mensuração de resultados socioeconômicos.

Desde a sua criação, em 2018, o NIT vem agregando dados e informações técnicas aos mais de 47 anos de conhecimentos acumulados pela Itaipu. Para Simone Benassi, coordenadora do Workshop e gerente da Divisão de Reservatório da Itaipu, “é fundamental que a Itaipu tenha controle sobre sua produção cientifica e direcione os trabalhos de forma estratégica, desenvolvendo pesquisas aplicadas ao planejamento e à prospecção territorial”.

Workshop do NIT
Marcia Calegari, esteve presente no evento representando as universidades e instituições de ensino que compõem o NIT

Todos esses resultados só são possíveis graças à sinergia com as universidades, através da atuação de bolsistas, pesquisadores e voluntários de diferentes instituições. Segundo a docente Marcia Calegari, da Unioeste, “hoje, podemos afirmar com certeza que o NIT não apenas deu certo, mas também é um exemplo de como a união de diferentes instituições e áreas de conhecimento pode gerar resultados sólidos e confiáveis para problemas complexos”, afirmou.

Ela complementa ainda que a parceria estabelecida entre o NIT e as universidades contribuiu significativamente para aplicar os saberes acadêmicos às necessidades da sociedade.

BK9A0077Simone apontou o papel do NIT daqui para frente, que, segundo ela, será de fortalecimento das ações já desenvolvidas, respaldo técnico a estudos e busca por indicadores capazes de legitimar os trabalhos desenvolvidos tanto no âmbito social como ambiental, além de elaborar um marco zero de atuação sobre o estado do Paraná.

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter