EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Itaipu, PTI e CEITEC fortalecem parcerias em busca de desenvolvimento tecnológico

CEITEC KS15032024 31

Compartilhe este conteúdo:

Na última semana, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC) realizou uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com o intuito de fortalecer laços de conhecimento e explorar possíveis sinergias para o desenvolvimento institucional e futuras parcerias. 

A comitiva do CEITEC foi recebida pelo Diretor Administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, pelo Diretor de Tecnologias do PTI, Alexandre Leite, pelo Diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo Miranda e pelo Diretor Superintendente do PTI, professor Irineu Colombo. O Superintendente de Produto Pesquisa e Desenvolvimento CEITEC, Eric Ericson Fabris, também acompanhou de perto as atividades realizadas durante o encontro. 

Além disso, representantes dos centros de Tecnologias Abertas (TA.DT), Segurança Cibernética (SC.DT) e Gestão Energética (GE.DT) do PTI estiveram presentes na reunião, demonstrando o interesse mútuo em explorar possibilidades de colaboração. A visita contou também com a presença do Superintendente de Informática, Sr. Everton Pasqual e sua equipe.

O CEITEC é reconhecido por sua expertise em projetar e fabricar circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência. Uma de suas realizações mais notáveis é o desenvolvimento do “chip do boi”, utilizado para o monitoramento de gado. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 70 funcionários, mas espera-se que esse número ultrapasse a marca de 100 ainda este ano, impulsionado por investimentos que ultrapassam os 100 milhões de reais do Governo Federal para a retomada de suas atividades. 

Um dos pontos de destaque é a expertise do CEITEC na fabricação de chips de silício, sendo a única instalação na América Latina capaz de realizar o processo de produção de chips do início ao fim. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter