EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Lançamento oficial do Guia Sandbox para Cidades Inteligentes

Compartilhe este conteúdo:

O Guia vem para apoiar gestores públicos na implementação de área urbana “inteligente”, e já está disponível para download no site do PTI.

O documento, inspirado no primeiro bairro público experimental do Brasil, foi lançado hoje, 02 de setembro, na 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, em São Paulo, durante painel de debates sobre tecnologias. O “Guia Sandbox para Cidades Inteligentes” é resultado de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Spin – Soluções Públicas Inteligentes.

Durante o evento, o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, mencionou a trajetória percorrida pelo Parque até chegar ao funcionamento do Sandbox. “Todas as ações estão interligadas e gosto de pensar que são um organismo vivo”, comenta Garrido, “nós desenvolvemos o Living Lab, os projetos VemDF e VemPR, o Fronteiratech, até chegarmos ao Vila A Inteligente integrando todo o corpo, e hoje estamos oficialmente lançando um dos resultados de todos os esforços feitos pela ABDI e PTI”. Garrido comentou ainda sobre a economia iguaçuense estar se abrindo para uma nova frente: a do empreendedorismo. “Convidamos a todos para conhecer Foz, o Vila A e o PTI”. O diretor do PTI conta que o Guia vem para apoiar gestores brasileiros para que entendam o que é, por quê existe e como funciona a aplicação do Sandbox, contando com exemplos nacionais e internacionais com cases bem sucedidos, o decreto na íntegra, passo a passo de aplicação, e por quais leis os municípios estão amparados.

“Este guia traz para o Poder Público e para o ambiente de inovação o caminho mais seguro para a modernização das cidades, com explicações sobre adoção de tecnologias de forma segura e com economia de recursos”, explica o presidente da ABDI, Igor Calvet. O manual visa aplicação em municípios, de políticas públicas voltadas à adoção de tecnologias e soluções inovadoras.

O guia é uma iniciativa da ABDI e do Parque Tecnológico Itaipu, e tem como referência o Programa Vila A Inteligente, o primeiro bairro Sandbox do Brasil, uma parceria entre a ABDI, PTI, Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), com apoio da Copel e Inmetro. O Vila A é um bairro da cidade de Foz que, por meio de decreto municipal, tornou-se um espaço urbano de experimentação e validação de tecnologias. Um ambiente real e com a participação dos moradores, onde são testadas soluções como semáforos inteligentes, luminárias inteligentes e pontos de ônibus inteligentes, todos interligados a um Centro de Controle e Operações (CCO).

Durante o lançamento, o gerente de novos negócios da ABDI, Tiago Faierstein explicou que “por vezes, ao implantar uma tecnologia, como por exemplo, câmeras de reconhecimento facial, a população entende que estará sendo monitorada negativamente, quando na verdade o que acontece é o contrário”, complementa Tiago dizendo que por este motivo é importante que a população participe e entenda o processo de implementação das tecnologias. “Um ambiente Sandbox é para que o município tente e erre sem medo”.

De acordo com Tiago Faierstein, o principal objetivo do Sandbox é reduzir assimetria de conhecimento entre setor público e ecossistema da indústria 4.0. “O Guia Sandbox norteará a implantação de Cidades Inteligentes, atendendo não só as necessidades do setor produtivo, que é o grande foco da ABDI, mas também as necessidades específicas de cada cidade. A população tem que ser parte da validação das tecnologias para ajudar na customização dos serviços”, afirmou.

O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes oferece informações sobre as etapas para a implantação do ambiente urbano real de testes de tecnologias, com os instrumentos legais necessários à implementação. “Esperamos que as informações deste guia contribuam para que os municípios adotem tecnologias em benefício do maior desenvolvimento urbano, econômico e social”, completou Calvet, que finalizou salientando o papel expansivo que o PTI vem conquistando “Considero que a abrangência do Parque Tecnológico Itaipu atualmente vai muito além do Oeste do Paraná”.

Também participaram do evento o diretor de negócios e inovação do PTI, Rodrigo Regis; Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE); Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP); Evaldo Cruz Neto, superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e Tiago Pontes de Queiroz, secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Regional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter