EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Mais de 1.500 pessoas visitaram a Expedição do Conhecimento do PTI-BR na 16ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

Compartilhe este conteúdo:

A visita guiada atendeu 30 pessoas a cada meia hora, fazendo um tour completo pelo planetário e estrutura interna do caminhão.  

O caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento, uma parceria da Itaipu Binacional com o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), esteve presente na 16ª Feira do Livro, levando ciência e educação ambiental a jovens e adultos, de forma lúdica e totalmente gratuita.  

A cada parada, as visitas são organizadas para atender a demanda. Na Feira, esteve configurada para atender 30 pessoas a cada 30 minutos, passando pelo planetário e estrutura interna do caminhão. Ao todo, foram atendidas entre 350 e 400 pessoas por dia, entre estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino nos turnos da manhã e tarde. No período da noite, a partir das 19 horas até às 21h30m, recebe o público geral do evento em sessões do planetário móvel.  

A estrutura do caminhão itinerante esteve em exposição de segunda a quinta-feira, 22 a 25 de novembro. Lançada oficialmente em fevereiro de 2020, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, a Expedição acabou sendo interrompida em função da pandemia do novo coronavírus. Hoje, sexta-feira, a equipe está a caminho de Tupãssi, Paraná. A estrutura móvel, que aborda a temática “Água, Energia e Sustentabilidade” por meio de atividades interativas, vai atender o público escolar durante o dia e, à noite, estará aberta a toda a comunidade.  

O convite para participar da Feira veio por parte da Fundação Cultural, instituição que organiza a Feira do Livro. “O caminhão tem um rico contexto, abordando um importante conteúdo, o que vem muito a calhar suprindo a ansiedade que os visitantes da Feira têm por conhecimento”, comenta Thaisa Praxedes, diretora de Cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A diretora afirma ainda o interesse de replicar a presença da Expedição nas próximas edições da Feira. 

O passeio começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também tem contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, estão informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia. 

Para a analista educacional, Andressa Marlise De Souza, “a participação da Expedição na Feira desperta no público um momento de sensibilização sobre temáticas científicas focadas em educação ambiental”.  

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter