EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Ministério Público do Paraná realiza visita técnica ao PTI-BR

Visita Ministério Público

Compartilhe este conteúdo:

A comitiva pôde conhecer de perto o ecossistema inovador e as boas práticas de gestão em resíduos recicláveis e orgânicos impulsionados pelo Parque Tecnológico Itaipu. 

 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) recebeu, na quarta-feira (08), o grupo da área ambiental do Ministério Público do Paraná (MPPR). 

A comitiva foi recepcionada pelo diretor técnico, Rafael Deitos, que apresentou a estrutura e o ecossistema do Parque Tecnológico no que diz respeito à gestão e operação dos resíduos recicláveis e orgânicos e alguns dos principais projetos e ações desenvolvidas pela instituição em soluções práticas para o meio ambiente que possam servir de parâmetro e motivação para outros municípios. 

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Arquitetura e Engenharia e contactar as equipes do Centro de Tecnologias Abertas e IoT e do Centro de Inteligência e Gestão Territorial. 

Estiveram presentes o promotor de justiça do CAOPMAHU/MPPR e coordenador do GAEMA Regional Curitiba, Dr. Alexandre Gaio; promotor de justiça e coordenador GAEMA Regional Londrina, Dr. Renato dos Santos Sant’Anna e o promotor do Ministério Público de Foz do Iguaçu, Dr. Giovani Ferri. 

As equipes do PTI-BR e MP realizaram visitas às UVR, as Unidades de Valorização de Recicláveis, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu a fim de conferirem na prática os resultados ambientais, sociais e de governança gerados no território. O PTI assessora tecnicamente os 55 municípios da área de atuação da Itaipu Binacional e possui expertise de implementação e monitoramento da gestão de resíduos sólidos. 

Estiveram presentes também na visita a assessora de Promotor, engenheira ambiental do GAEMA Regional Curitiba, Letícia Uba da Silveira Maraschin; educadora ambiental do GAEMA Regional Curitiba, Wanderleia Aparecida Coelho; pelo GAEMA Regional Londrina, o assistente de promotoria, Thiago Yudi Seki; a estagiária de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Paula Daolio Silveira; e a estagiária de Graduação em Direito, Paula Silva Teixeira. 

 

Visita Ministério Público

Boas práticas 

Durante a visita, o promotor de justiça, Dr. Alexandre Gaio, agradeceu a recepção e a disposição das equipes do PTI e da Itaipu Binacional em receber o Ministério Público e falou sobre o interesse e o trabalho do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) e dos Grupos de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMAs) voltado para a temática de resíduos sólidos urbanos. “Viemos com o propósito de conhecer o trabalho de vocês [PTI], saber como acontece essa interação com os municípios e como a tecnologia tem sido utilizada para ajudar esses municípios a se adequarem de modo permanente e sustentável”, disse. Alexandre falou ainda sobre a expectativa de expandir essas boas práticas para outras regiões. “Nossa expectativa é a maior possível. Se viável, levar isso para o Estado do Paraná como um todo”, complementou. 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter