EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Parque Tecnológico da Polônia conhece o ecossistema de inovação do PTI-BR 

Visita do Parque Tecnológico no PTI-BR

Compartilhe este conteúdo:

Visita do Parque Tecnológico de Gliwice teve como objetivo promover a conexão de tecnologias, ciência e pesquisa entre as instituições. 

Representantes do Parque Tecnológico de Gliwice, Província da Silésia na Polônia, estiveram, na semana passada, em visita ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), para um intercâmbio científico e tecnológico.  

A comitiva foi composta pelo diretor do Parque Tecnológico de Gliwice, Jacek Kotra e pelos representantes da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Silésia: Magdalena Urbańczyk (departamento de desenvolvimento e transformação regional); Marius Rafal Kruczek (departamento de proteção a água); Malgorzata Stas (Desenvolvimento e Transformação da Região) e Barbara Szafir (Desenvolvimento e Transformação da Região). 

A agenda teve como objetivo apresentar os projetos do PTI-BR, em especial, a atuação voltada para o agronegócio, energias renováveis, cidades inteligentes e segurança cibernética. Durante a visita, o grupo pode conhecer de perto as iniciativas e soluções desenvolvidas pelo parque e pelas empresas que integram o ecossistema. A comitiva também visitou in loco o Vila A Inteligente e as tecnologias instaladas no local por meio do programa, e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIOGÁS). 

Visita do Parque Tecnológico no PTI-BR

Segundo o diretor do Parque Tecnológico de Gliwice, Jacek Kotra, na ocasião, o grupo teve a oportunidade de conhecer o PTI e estabelecer novos contatos e pontes de conexão. “Falamos sobre oportunidades de investimentos mútuos e conhecemos os projetos de P&D desenvolvidos no PTI. Ficamos muito impressionados com os seus resultados obtidos. Acima de tudo, é uma boa forma para iniciarmos uma cooperação entre as nossas instituições públicas, empresas e o setor de pesquisa e desenvolvimento da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Silésia”, ressaltou. 

Para a representante de desenvolvimento e transformação da região, Barbara Szafir, a visita possibilitou descobrir as possibilidades de cooperação com as instituições da região da Silésia. “Recentemente a região da Silésia assinou um termo de cooperação com estado do Paraná e esperamos agregar o desenvolvimento de ambientes de startups e dispositivos de inovação como vimos no Programa Vila A Inteligente. Tivemos a oportunidade de descobrir pelos nossos olhos algumas iniciativas do PTI e estamos entusiasmados em poder seguir adiante em projetos comuns”, destacou. 

Conexões para a inovação 

De acordo com o analista de negócios do PTI, Gustavo dos Santos, o Parque Tecnológico Itaipu teve a oportunidade de apresentar as iniciativas desenvolvidas pelos seus centros de tecnologia, além da Foz Ventures, veículo de investimento de venture capital. “A expectativa é de que essa cooperação entre as duas instituições possa trazer muitos benefícios para ambas as partes, para a região da Silésia e Paraná como um todo. Estamos ansiosos para trabalhar em futuros projetos de inovação e tecnologia”, afirmou.  

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter