EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Parque Tecnológico Itaipu e Sebrae/PR lançam Programa Cidade Inteligente

AnyConv.com unnamed 2024 03 20T205637.582 780x470
Foto: Inove.

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa vai preparar municípios para implementar tecnologias de inovação a serviço da população. Termo de cooperação foi assinado no Smart City Expo Curitiba

Foi lançado nesta quarta-feira (20) o Programa Cidade Inteligente, parceria entre o Sebrae/PR e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que tem o objetivo de preparar municípios do Paraná para ofertar soluções de inovação a serviço dos cidadãos. A assinatura do termo de cooperação foi realizada no Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes.

O Programa será aplicado pelo Sebrae/PR e pelo PTI de forma subsidiada através de chamada pública, para até dez municípios. A chamada pública está aberta e publicada no portal https://sebraepr.com.br/gestores-publicos/. O processo de adesão é simples e pode ser feito até 31 de março, com contratação no mês de abril.

“O Programa une as experiências do PTI e do Sebrae/PR para promover modelos de cidades inteligentes, potencializando espaços e os serviços públicos com inovação e tecnologia, pensando nas demandas para a população”, disse Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Para Irineu Colombo, diretor-superintendente do PTI, é preciso investir em soluções de adensamento tecnológico para o bem-estar social da população.

“Precisamos entender quais são as reais necessidades dos municípios. Temos startups e empresas que têm algumas soluções, mas outras ainda precisam ser provocadas. O Sebrae e o PTI vão fomentar esse movimento, tendo dez municípios como piloto. Este Programa será um grande laboratório não somente para o Paraná, mas para o Brasil”, enfatizou.

A aplicação da metodologia prevê seis etapas: diagnóstico de maturidade; sensibilização e capacitação; planejamento; governança; implementação; e monitoramento e controle.

A iniciativa prevê a preparação de servidores, viagem de benchmarking, planejamento para inserção do município no tema de cidade inteligente e monitoramento para implantar as ações.

Smart City Expo Curitiba

O Sebrae/PR é parceiro na realização do Smart City Expo Curitiba, referência em boas práticas e tendências de cidades inteligentes. Assim como na edição passada, o Sebrae tem estande no evento, com palestras abordando temas como inovação, compras públicas e crédito para inovação, além de outros assuntos relacionados ao ambiente de negócios. O estande também oferece atividades interativas para o público, com uma equipe de atendimento ao cliente e a participação de unidades do Sebrae de outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Redação JBA Notícias

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter