EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Participante da FIciencias ajuda a criar anticorpos para vacina

Compartilhe este conteúdo:

A carreira científica de Sayuri Tais Miyamoto Magnabosco começou cedo, com 15 anos de idade, quando estava ajudando a sua mãe a guardar as compras do supermercado e percebeu que muitos produtos vinham em embalagens de isopor. A pilha de isopor entorno do lixo começou a incomodar a adolescente, que começou a pensar uma solução sustentável.

Sayuri desenvolveu um projeto na escola para a criação de uma embalagem biodegradável, substituindo a embalagem de isopor, a partir de bagaço de cana. Um produto de baixo custo e 100% sustentável. O projeto foi encaminhado para a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) e obteve o terceiro lugar geral da competição e a segunda posição na categoria Ciências Biológicas. O projeto foi amadurecido e enviado para outros eventos científicos, inclusive apresentado na Universidade de Harvard.

Atualmente, Sayuri é aluna do curso de Engenharia Biomédica, no Darthmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos. Ela já participou indiretamente de uma pesquisa sobre a Covid-19. E hoje, sua pesquisa de conclusão de curso é sobre um vírus que afeta mulheres grávidas, com baixa imunidade. Uma vacina está sendo desenvolvida a partir de seus estudos e anticorpos que ela mesma desenvolveu.

“Para mim o mais gratificante é saber o impacto que esses projetos podem ter na vida das pessoas e saber que alguma coisa que eu desenvolvi, que eu ajudei a criar pode sim ajudar a melhorar a vida das pessoas que estão utilizando isso”, explicou.

FIciencias – A FIciencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Tem como objetivos promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. O evento é um espaço de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Com informações da Rede RPC.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter