EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Prefeitura de Londrina quer ampliar parcerias em tecnologia com o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil

Eduardo Miranda PTI Itaipu no gabinete Emerson Dias 1

Compartilhe este conteúdo:

Expertise do Parque Tecnológico de Itaipu vai contribuir para a implantação dos projetos apresentados pelo Ecossistema de Inovação da cidade

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu – Brasil (PTI-BR), Eduardo de Miranda. Com a participação de integrantes do secretariado municipal e lideranças do Ecossistema de Inovação da cidade, o encontro teve como objetivo avaliar as parcerias entre a Prefeitura e a Itaipu que estão em andamento, além de apresentar novos projetos e traçar os meios e responsáveis para que essas ideias tenham êxito.

A conversa começou com a avaliação do projeto Rua Inteligente da Sergipe, implantado no segundo semestre de 2021, que veio com a proposta de melhorar a segurança, mobilidade urbana e conectividade através de novas tecnologias. Foram pontuados detalhes que precisam de mais atenção, bem como a possibilidade de ampliação para outras ruas da cidade. “Agora vamos trabalhar em projetos conjuntos. Pegar o que já tem, melhorar, adequar e trabalhar junto com o PTI para soluções que sejam adequadas e que tragam benefícios para a população de Londrina”, pontuou o prefeito.

O diretor de Tecnologia e Operação da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, Pedro Sella, disse que há uma boa integração do que é captado pelas atuais câmeras de segurança, com a Guarda Municipal, mas que é preciso aumentar a quantidade e também dispor de mais áreas com wi-fi gratuito. Ainda nessa temática, o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Marcelo Cortez, enfatizou a necessidade de novas câmeras que façam registros em ângulos de 360⁰ sem cortes.

O prefeito Marcelo Belinati reforçou que as ações precisam efetivamente impactar a população. “A tecnologia, para ser efetiva, precisa melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou. Disse ainda que agora o desafio para o Ecossistema de Inovação da cidade é de pensar soluções junto com o Parque Tecnológico Itaipu. “Londrina se tornou um polo nacional e mundial na área de tecnologia e inovação. Há várias empresas de tecnologia e grandes multinacionais que vieram para cá, o que gera emprego e renda”, destacou.

Com a nova gestão do governo federal, Itaipu ampliou o investimento em projetos focados em Tecnologia e Inovação, no meio ambiente e em infraestrutura, contemplando agora, todos os 399 municípios do Paraná, não somente os da região oeste. Esse fator propicia novas oportunidades pra Londrina, que nas palavras de Miranda, é uma cidade estratégica. “Londrina é uma peça fundamental para essa democratização dos conhecimentos do PTI e, também, uma referência pela sua importância regional e a abrangência que tem em torno”, declarou.

O diretor do PTI-BR enalteceu o bom relacionamento com a Prefeitura de Londrina e disse que o Parque Tecnológico de Itaipu está de portas abertas para fazer de Londrina uma cidade ainda mais referência em mão de obra e qualificação em tecnologia da informação. “Gerenciamos essas tecnologias usando a nossa expertise. Fazemos a conexão com empresas e temos uma experiência grande por ser o primeiro a implantar SandBox – ambiente para se testar soluções inovadoras – do Brasil, instalado através do PTI”, comentou.

Eduardo Miranda PTI Itaipu no gabinete Emerson Dias 6

O grupo presente sugeriu que o diretor da CTD, Pedro Sella, fique responsável para dar sequência às próximas reuniões, que devem ser exclusivamente técnicas. Miranda agradeceu a iniciativa do prefeito em reunir as diversas lideranças que fomentam a inovação na cidade. “Saímos daqui com vários projetos em que podemos aplicar nossa expertise contando com a inteligência artificial. Juntos, vamos definir no que investir primeiro, como e onde fazer, além de atrair novos parceiros para isso se torne realidade”, confirmou o diretor do PTI.

Também participaram do encontro representantes da Londrina Iluminação, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), e Estação 43.

Eduardo Miranda PTI Itaipu no gabinete Emerson Dias 3

 

Foto: Emerson Dias/NCom

Texto: NCom

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter