EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentação única em Foz do Iguaçu

Bravissimo210623 116

Compartilhe este conteúdo:

Com entrada gratuita, Ladies Ensemble tocou obras de Bach dentro do projeto Bravíssimo Concertos Barrocos 

A história da música barroca foi apresentada pela Orquestra Ladies Ensemble, em Foz do Iguaçu, neste dia 21 de junho (quarta-feira), no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu. Com entrada gratuita, o concerto faz parte do projeto Bravíssimo Concertos e teve em seu repertório obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e a contextualização histórica e musical feita pela professora de música clássica Clarice Gay de Miranda. A regência foi do maestro titular da orquestra, o venezuelano Roberto Ramos.  

Grupo orquestral formado exclusivamente por mulheres, a Orquestra Ladies Ensemble está ativa desde 2008 e conta com a colaboração de musicistas das principais orquestras do estado do Paraná. O grupo, idealizado pela diretora e fundadora, Fabíola Bach de Andrade Akel, iniciou suas atividades como um quarteto de cordas no teatro do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e atualmente conta com 17 integrantes. Com os objetivos de apoiar e de divulgar a mulher instrumentista, a Orquestra Ladies Ensemble tem como característica a pesquisa de repertório que une o erudito ao popular. 

Neste projeto, obras barrocas serão levadas ao público de cidades do Paraná em concertos em que serão executadas peças dos compositores que mais contribuíram para esse período de evolução musical, dando textura, forma e harmonia à música.  

Bravissimo210623 135

Sobre o Bravíssimo Concertos Barrocos 

O Bravíssimo Concertos Barrocos é um projeto da série Bravíssimo que tem por objetivo trabalhar a formação de plateia em música clássica e instrumental. O Barroco foi a época de maior desenvolvimento para instrumentos como o cravo e o órgão, mas também surgiram várias outras formações para grupos menores de instrumentos. Em todas as linguagens da arte provocou o culto às dualidades. Estes contrastes são marcantes tanto na pintura e arquitetura, quanto na literatura e na música. 

Realização, apoios e patrocínios 

Realizado pela Unicultura, Cineteatro dos Barrageiros e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, o Bravíssimo é patrocinado pela Copel, Lar, BRDE, Elejor, Compagás, Fertipar, Grupo Barigui, Instituto Cultural Vale, Peróxidos Brasil. A produção é da Trento Comunicação Integrada com apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural Foz do Iguaçu e Ampla Painéis. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter