EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Projeto do Parque Tecnológico Itaipu e AMOP capacitará professores do Oeste do Paraná em robótica sustentável 

ASSINATURA AMOP 11032024 13

Compartilhe este conteúdo:

Acordo de Cooperação entre as instituições prevê a formação de 300 educadores do Ensino Fundamental I.  

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), formalizaram nesta segunda-feira (11), um Acordo de Cooperação para promover a formação de professores do Ensino Fundamental I dos municípios do Oeste do Paraná na temática de robótica sustentável. Em colaboração com a Itaipu Binacional, a iniciativa busca impulsionar a educação e a inovação, promovendo uma transformação no processo de ensino e aprendizagem.  

ASSINATURA AMOP 11032024 5

A parceria pretende, ao longo de três anos, formar 300 educadores — aproximadamente 100 por ano — da área de abrangência da AMOP, que atuam nas disciplinas de robótica, ciências e informática. O intuito do Acordo de Cooperação é promover o aprimoramento das competências dos profissionais e o desenvolvimento das expertises dos alunos, contribuindo com o avanço científico e tecnológico da região, beneficiando toda a comunidade envolvida. 

A formação, deste ano, contará com capacitação presencial dos professores, seguidas das etapas de aplicação em sala de aula (com formação continuada virtual e mentorias presenciais), elaboração de e-book com os projetos que mais se destacarem e a inscrição dos projetos para apresentação na FIciencias Kids (Feira dedicada a alunos e professores do Ensino Infantil e Fundamental I). Os educadores participantes também receberão certificado de 40h emitido pela AMOP.  

O diretor geral da AMOP, Vinícius de Almeida dos Santos, representando o presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou a relevância da assinatura do Acordo de Cooperação com o PTI. “Ficamos felizes de fazer parte dessa grande parceria e de estarmos aqui, com a equipe da AMOP e os 58 municípios. Esperamos consagrar mais momentos como esse e prolongar cada vez mais essa parceria”, afirmou Vinícius. 

De acordo com o diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda, esse momento reforça a atuação e o investimentos do Parque Tecnológico nas áreas da ciência e educação. “Esperamos que essa parceria continue se repetindo e que possamos desenvolver mais ações como essa que são muito importantes para os municípios da região. Estamos orgulhosos de você estarem aqui, recebendo e compartilhando conhecimentos”, destacou.   

ASSINATURA AMOP 11032024 21

A professora da Escola Municipal Érico Veríssimo de Marechal Cândido Rondon, Raquely Ringenberg, que leciona para estudantes com deficiência, falou sobre as expectativas em participar da formação em robótica. “Eu me inscrevi porque tinha vontade de conhecer um pouco mais e sabia que ia aplicar com os meus alunos. Quando a gente participa e faz de forma lúdica, aprendemos melhor, porque fica mais significativo. Me senti emocionada, aprendi muita coisa e eles também vão aprender, quem sabe plantamos uma sementinha para o futuro deles nessa área. É o que a gente deseja”, ressaltou. 

ASSINATURA AMOP 11032024 16 ASSINATURA AMOP 11032024 17 ASSINATURA AMOP 11032024 22 ASSINATURA AMOP 11032024 24

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter