EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR e CIBiogás apresentam soluções em Energias Renováveis no Congresso Brasileiro do Hidrogênio 

Congresso Brasileiro do Hidrogênio 

Compartilhe este conteúdo:

Instituições participaram do evento contribuindo com o desenvolvimento de iniciativas que vão impulsionar a produção e comercialização de hidrogênio no país. 

Duas rotas tecnológicas em um só lugar. Com essa temática, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), estiveram presentes no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio. O evento, realizado de 29 a 31 de maio, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, reuniu especialistas do setor de energia para debater o desenvolvimento da cadeia de valor, comercialização e uso do hidrogênio.  

Promovido pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), a programação dos três dias de congresso foi marcada por diversas apresentações, sessões plenárias, rodadas de discussões e exposições acerca do tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”. 

Durante a feira, o PTI-BR e o CIBiogás trouxeram para o público do evento seus projetos, produtos e tecnologias em energias renováveis:  

As soluções do Parque Tecnológico para o hidrogênio apresentadas no evento foram: geração, operação, manutenção e controle de planta de produção de hidrogênio verde; estudos de eficiência energética em soluções com energia renovável; estudos de redução de custo na obtenção do hidrogênio; estudos de viabilidade técnica-econômica para produção, armazenamento e uso do hidrogênio; elaboração de arranjo técnico e comercial para instalação de plantas de geração de hidrogênio; O&M segura e eficiente de plantas de produção de hidrogênio; nacionalização de insumos; teste e validação de componentes; aplicações do hidrogênio como fonte alternativa de energia química e/ou elétrica.  

O CIBiogás apresentou durante o congresso, seus trabalhos voltados para:  análises de oportunidades para produção de H2 a partir do biogás e biometano; estudo de mercado e análise do arcabouço regulatório; construção de modelos de negócio inovadores; identificação de oportunidade de negócios; captação de recursos para investimento; estratégias para descarbonização e atendimento de metas ESG; execução de projetos de P&D+I; estruturação de arranjo técnico e estudo de viabilidade técnica e econômica; implementação, planejamento e operação assistida de projetos pilotos e cursos e treinamentos. 

 

 

Congresso Brasileiro do Hidrogênio 

 

Sobre o congresso 

O evento reuniu representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, entre empresas, instituições públicas e privadas e associações fomentando projetos e estudos relacionados à produção, ao condicionamento, armazenamento, transporte, à regulação e ao desenvolvimento de infraestrutura de hidrogênio.  

Uma feira com a exposição de produtos, tecnologias e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio ocorreu simultaneamente ao congresso, ampliando o conhecimento sobre os diversos tipos de usos do hidrogênio, além de ser um espaço para reuniões e trocas de informações com especialistas e com o público. 

Saiba mais sobre o PTI-BR e o CIBiogás 

O PTI-BR é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade. A sua missão é desenvolver ciência, tecnologia, inovação e negócios, resultando em riqueza e bem-estar à sociedade. 

Saiba mais sobre as soluções do PTI-BR clicando aqui. 

O CIBiogás é uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT+i), dedicada ao desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e competitivo, com o objetivo de promover o mercado de energias renováveis. A sua missão é promover o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás e outras energias renováveis. 

Confira todos os projetos do CIBiogás acessando aqui. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter