EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR e InPAR promovem capacitação sobre logística reversa para técnicos de Unidades de Valorização de Recicláveis 

Ao todo 55 técnicos participaram das oficinas.
Ao todo 55 técnicos participaram das oficinas.

Compartilhe este conteúdo:

Objetivo é apoiar a formação dos profissionais que atuam em 55 municípios da Região Oeste e Mundo Novo (MS) para que possam integrar a estruturação das ações de logística reversa locais.  

Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Medianeira foram as cidades-núcleo selecionadas para receber a série de oficinas promovidas, entre os dias 14 e 16 de dezembro, pelo Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e o Instituto Paranaenses de Reciclagem (InPAR), com objetivo de preparar técnicos de Unidades de Valoração de Recicláveis (UVRs) da Região Oeste do Paraná para a elaboração do “Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)”.  

O MTR trata-se de um importante documento numerado que serve para controlar a expedição, o transporte e o recebimento dos resíduos na unidade de destinação final. Preparar os técnicos que atuam diretamente nas UVRs é de extrema importância para que eles possam organizar suas associações e cooperativas para a emissão de notas fiscais e elaboração dos documentos necessários para que, desta forma, seja ampliado o número de contratos de logística reversa no território.  

O PTI-BR atua, desde 2013, no planejamento público dos sistemas de manejo de resíduos e, atualmente, presta consultoria ao InPAR, no qual já possui 6 contratos consolidados de logística reversa em andamento. Esses contratos, além de formalizar a participação das indústrias na reciclagem do país, ainda auxiliam na promoção da sustentabilidade financeira das UVR. 

Além da organização das oficinas, a equipe técnica do Parque Tecnológico Itaipu, especialista em gestão de resíduos sólidos, promoveu uma série de palestras sobre temas como “desafios com a logística reversa no território”.  

Medianeira foi uma das cidades que recebeu o ciclo de oficinas
Medianeira foi uma das cidades que recebeu o ciclo de oficinas.
O que é logística reversa 

Em suma, a Logística Reversa tem como premissa reinserir os resíduos ou materiais do pós-consumo em novos ciclos produtivos, formatando a sustentabilidade nessa cadeia. O objetivo é aumentar a vida útil dos aterros sanitários, além de reduzir a extração de matérias-primas para produção de novos insumos.   

Sobre o InPAR 

O Instituto Paranaense de Reciclagem tem o propósito de estabelecer e implementar sistemas de logística reversa de produtos e embalagens pós-consumo, desenvolvendo ações que diminuam a quantidade de resíduos enviados a aterros, minimizando impactos ao meio ambiente, atendendo desta forma a PNRS. 

O Presidente do InPAR Rommel Barion durante a oficina sobre logistica reversa em Cascavel.
O Presidente do InPAR Rommel Barion durante a oficina sobre logística reversa em Cascavel.
Oficina tambem passou pela cidade de Cascavel
Oficina também passou pela cidade de Cascavel.
s a equipe tecnica do Parque Tecnologico Itaipu especialista em gestao de residuos solidos promoveu uma serie de palestras sobre logistica reversa
A equipe técnica do Parque Tecnológico Itaipu especialista em gestão de resíduos sólidos promoveu uma serie de palestras sobre logística reversa.
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter