EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI e Finep inauguram Escritório de Captação de Recursos e Investimentos para impulsionar a inovação 

Compartilhe este conteúdo:

Parceria estratégica entre Finep, Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional lança espaço com foco na prospecção de recursos para a área 

  Com o objetivo de contribuir para prospecção, ampliação e atração de recursos de inovação para o ecossistema, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (04), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Escritório de Captação de Recursos e Investimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o PTI e a Itaipu Binacional. 

  O espaço busca trazer oportunidades de prospecção de fomento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), acesso a recursos por meio de leis de incentivos fiscais, modelagens de novos negócios, estruturação e atração de fundos de investimentos, conexão de empresas com outros hubs de inovação e pesquisa, estruturação do portfólio de produtos e serviços do ecossistema. A iniciativa também prevê capacitações para empreendedores e pesquisadores do ecossistema em escrita de projetos de inovação. 

Durante a inauguração do escritório, o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, destacou que o espaço é uma construção coletiva do ecossistema do Parque, formado pelas universidades, empresas e instituições. “Desejamos que as empresas que estão começando sejam apoiadas pelo PTI e também incentivadas a buscarem investimentos e recursos, apoiando os empreendedores com ideias boas, transformando inovação em negócios. O PTI tem esse viés voltado para o interesse público, com o desenvolvimento das empresas e para o olhar empresarial, entendemos que ambos andam juntos. Queremos fomentar esses compromissos mútuos”, afirmou. 

 Segundo o analista de fomento à Inovação da Finep, Marco Bruno Manzolillo, a iniciativa está no âmbito de um edital da Finep para os Parques Tecnológicos, onde o PTI foi um dos contemplados. “É fundamental para aproximar o campo acadêmico, de pesquisa e desenvolvimento representado pelas ICTs, e o campo empresarial. A Regional Sul da Finep está à disposição do PTI para incrementar essa aproximação e ajudar a fazer muitos negócios com o escritório. Desejamos que um futuro bem próximo ele seja uma referência na região para a elaboração e captação de projetos”, disse.    

Durante a apresentação da ação, foram destacadas as perspectivas (2024-2028) para a aceleração do ecossistema de inovação, empreendedorismo e pesquisa.  

De acordo com o diretor de negócios e empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda, os resultados que serão alcançados pelo Escritório de Captação de Recursos e Investimentos serão fruto da parceria entre todo o ecossistema. “O PTI está contribuindo disponibilizando uma ferramenta para auxiliar as universidades, empresas e parceiros para a captação de recursos. O escritório é a porta de entrada de onde buscar linhas de fomento, apoio e elaboração, um ambiente físico para desenvolver tudo isso. É o grande início de muitas parceiras e projetos em conjunto”, ressaltou.  

Finep Day 

O PTI também sediou durante toda essa quinta-feira (04), o Finep Day. O evento reuniu cerca de 200 participantes com o objetivo de apresentar as diferentes oportunidades de financiamento da Finep a empresas de todos os portes, cooperativas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). A programação contou com uma série de atividades, entre elas, apresentações do PTI, dos atores do ecossistema: Unila, Unioeste, CIBIogás e ITAI; visita ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) do Parque Tecnológico; apresentação sobre as chamadas Finep Mais Inovação e sobre crédito direto e descentralizado. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter