EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI lança edital para locação de boxes comerciais do Mercado Público 

Compartilhe este conteúdo:

São 42 boxes comerciais que disputarão na modalidade de avaliação competitiva realizada de forma eletrônica; fique atento aos prazos. Expectativa de inauguração do Mercado Público é junho de 2024. 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) publica nesta sexta-feira (12) o edital para locação de 42 boxes comerciais do Mercado Público, localizado em Foz do Iguaçu (PR). A disputa será na modalidade de avaliação competitiva e de forma eletrônica, do tipo maior lance de preço por lote (aqui entende-se, por box), no modo de disputa aberta. A sessão pública será realizada via sistema “Licitações-e” (www.licitacoes-e.com.br) durante todo o dia 29 de abril. 

Serão classificadas as propostas de maior oferta de preço por box, respeitados os valores mínimos e máximos estabelecidos, bem como critérios de desempate. Poderão participar da avaliação competitiva pessoas jurídicas cuja finalidade e ramo de atuação atendam a todas as condições e requisitos exigidos no edital e que estejam cadastradas no sistema “Licitacoes-e”. Todos os detalhes estão no edital e documentos anexos disponíveis em: https://portaldecompras.pti.org.br/. 

Conheça os segmentos de boxes contemplados — Os boxes disponíveis para locação contemplam uma ampla gama de segmentos, como restaurantes, cafeterias, empórios com produtos alimentícios típicos de diversas culinárias regionais, embutidos, panificados, bebidas, produtos naturais, hortifruti, antiguidades, bem-estar e beleza, entre outros. 

Sobre o Mercado Público — Construído pela Itaipu Binacional, o Mercado Público foi entregue em regime de comodato ao PTI, em fevereiro de 2024. Ele integra um rol de ações promovidas pela Itaipu em sua área prioritária. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, assinala que o Mercado foi concebido como um espaço plural, gerando oportunidades para pequenos comerciantes, associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato e de base familiar. Segundo ele, o modelo reflete o compromisso da empresa e a orientação do Governo Federal de atuar como indutor para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de Brasil e Paraguai.  

“Somente em Foz do Iguaçu, a partir de 2023, o pacote de investimentos supera os R$ 2 bilhões, incluindo a retomada das obras do campus da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). É o maior investimento da história do município. E é dentro deste contexto que o Mercado surge como um novo atrativo turístico e espaço de convivência para a comunidade”, afirma. 

O Mercado será um presente de Itaipu para Foz do Iguaçu. A afirmação é do diretor de Coordenação da hidrelétrica, Carlos Carboni. “O Mercado Público vem para conectar a comunidade ao turista, a partir de um viés cultural, representando a característica multicultural de Foz do Iguaçu, além de valorizar a agricultura familiar e os produtores rurais locais, enquanto também oferece variedade gastronômica”. 

De acordo com o diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, o modelo do edital busca proporcionar oportunidades a todos, incluindo pequenos empreendedores. “O valor considerado é meramente a composição de custos, excluindo lucros, seguindo a lógica do PTI de ser uma instituição sem fins lucrativos. Nosso foco está na estratégia do desenvolvimento territorial, buscando impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável, sendo o Mercado um equipamento cultural, ponto de encontro da comunidade e atrativo turístico”, destacou. 

Boxes sociais — Além dos 42 boxes comerciais citados no edital lançado hoje, outros 12 boxes sociais serão destinados para associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato ou de agricultura familiar, de pequeno porte. O edital designado para os espaços sociais está previsto para ser lançado na segunda quinzena deste mês de abril. A expectativa é que o Mercado Público seja inaugurado em junho de 2024, em comemoração ao aniversário da cidade.  

Contato — Para tirar dúvidas e obter mais informações relacionadas ao edital de locação dos boxes comerciais, contacte o Parque Tecnológico Itaipu pelo e-mail: mercadopublico@pti.org.br. 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter