EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Sanepar Startups seleciona as 15 empresas que estarão na próxima fase do programa

Sanepar Startups

Compartilhe este conteúdo:

Classificadas entre 71 propostas, empresas agora iniciam etapa de pré-aceleração dos projetos.

O Programa Sanepar Startups classificou 15 propostas para a próxima fase de seleção dos projetos que receberão apoio técnico e financeiro para serem desenvolvidos. Foram escolhidos projetos de três empresas de Santa Catarina, três do Rio Grande do Sul, cinco de São Paulo, duas do Rio de Janeiro e duas de Minas Gerais. O edital recebeu 71 propostas de todas as regiões do Brasil. Acompanhe o andamento do processo no link http://saneparstartups.com.br/.

Essas 15 empresas darão início, neste mês, à etapa de pré-aceleração em que amadurecerão os projetos e prepararão uma apresentação curta (chamada de pitch) aos avaliadores do Programa. Em novembro, serão escolhidas as cinco startups que irão receber recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso a infraestruturas para desenvolverem soluções inovadoras e sustentáveis em saneamento.

Os parceiros da Sanepar no Programa são o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR); a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os projetos a serem desenvolvidos são nas áreas de otimização de processos produtivos; infraestrutura resiliente e sustentável; recursos hídricos e clima; e, melhoria na relação com o cliente. Cada uma das cinco empresas receberá até R$ 150 mil para aplicar em testes do projeto e na homologação das soluções.

Esse é o segundo edital do Programa Sanepar Startups. O investimento total é de R$ 1,5 milhão.

RESULTADOS – As cinco startups selecionadas no primeiro edital estão concluindo seus testes. Duas criaram soluções que visam a redução de perdas de água.

A empresa Stattus4 está utilizando sensores de pressão e Inteligência Artificial para detectar vazamentos em redes de água. O projeto está sendo aplicado em mais de 20 quilômetros de rede, em Curitiba, somando cerca de duas mil ligações de água. A empresa Radioforce produziu hidrofones que, acoplados à tubulação, captam ondas acústicas emitidas pela água, o que possibilita a identificação de padrões de vazamento.

A empresa O2Eco Tecnologia Ambiental desenvolve projeto que faz o tratamento de águas urbanas com o auxílio de placas de cera. Esse material atua como bioestimulador, incentivando o desenvolvimento de microorganismos que fazem o tratamento da água. A aplicação está em andamento em uma lagoa do Passeio Público, em Curitiba, e em uma estação de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de Curitiba.

A empresa Pullup criou dispositivos sensores que fazem o diagnóstico dos conjuntos motobombas dos sistemas de água e de esgoto. Acoplados nos equipamentos de bombeamento, esses dispositivos captam temperatura, rotação, ruído, entre outros

parâmetros, e uma plataforma inteligente identifica padrões de funcionamento e apontam a eficiência e a necessidade de manutenção.

A empresa Maxbot, por sua vez, está testando um sistema que aprimora o atendimento ao cliente, de forma que ele possa acompanhar o andamento de suas demandas registradas nos canais de atendimento da Companhia.

 

Resultado da primeira etapa do edital Sanepar Startups

Empresa 

 

Tema 

 

UF 

 

AFFG Soluções Tecnológicas Ltda. 

 

Otimização de processos produtivos 

 

SC 

 

Aquapower Geracao e Manutencao de Energia Ltda 

 

Otimização de processos produtivos 

 

RJ 

 

Brbac Produtos Biologicos Ltda. 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

RS 

 

Dayback Energia Estratégica Ltda. 

 

Otimização de processos produtivos 

 

SC 

 

Eisenia Tecnologia e Meio Ambiente Ltda. 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

SP 

 

ETSYS Indústria e Tecnologia em Sistemas Ltda 

 

Experiência do cliente 

 

SP 

 

Extremus Smart Surface – Tratamentos de Superfície Ltda. 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

SP 

 

Flipflop Lab Engenharia Eletrica e Software Ltda. 

 

Experiência do cliente 

 

SP 

 

Innomaker Serviços de Engenharia Ltda. 

 

Recursos hídricos e clima 

 

RJ 

 

Lia Marinha Empreendimentos Comerciais em Geral Ltda 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

MG 

 

Peoplexperience Tecnologia da Informacao S.A. 

 

Experiência do cliente 

 

SP 

 

Photon Tic – Soluções Energéticas Ltda. – ME 

 

Otimização de processos produtivos 

 

MG 

 

SANAPP – Gestão Inteligente de Ativos de Saneamento 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

SC 

 

TerraMares Soluções Ambientais Ltda. 

 

Infraestrutura resiliente e sustentável 

 

RS 

 

Tidesat Global Tecnologia e Desenvolvimento Ltda. 

 

Recursos hídricos e clima 

 

RS 

 

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter