EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Segurança
cibernética

O Centro de Competência de Segurança Cibernética é um espaço de fomento à mentalidade de Segurança da Informação e Segurança Cibernética, voltado ao desenvolvimento de recursos humanos e de soluções tecnológicas especializadas em proveito da proteção das Infraestruturas Críticas (IEC), em parcerias com entidades públicas governamentais, com foco na atualização tecnológica da usina de Itaipu.

IEC são instalações, serviços, bens e sistemas cuja interrupção ou destruição, total ou parcial, provocará sério impacto social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade, necessitando, com isso, de medidas especiais de proteção. Por isso, em meados de 2013, a Itaipu, anfitriã do 1º Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Críticas, colocou-se na vanguarda, juntamente com o Exército Brasileiro e outras instituições, assinando um protocolo de intenções voltado para estudar a viabilidade de criação de um centro que viesse a abrigar estudos sobre segurança e que contemplasse um laboratório de eletrônica, comunicações e cibernética.

Para dar respostas a tal desafio, o Exército Brasileiro, a Itaipu Binacional e o PTI-BR criaram o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape²), que abriga, atualmente, um Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (Lasec²) e está desenvolvendo um Laboratório de Segurança Cibernética (LaSC).

Ressalta-se que o tema segurança cibernética e as soluções tecnológicas decorrentes ganham, a cada dia mais, protagonismo diante do incremento de equipamentos digitais suscetíveis aos ataques, seja pela presença de malware residentes ou pelas intervenções executadas por agentes mal-intencionados.

LINHAS DE ATUAÇÃO

Treinamento e Capacitação de Recursos Humanos

Trata-se em atualizar, capacitar e aperfeiçoar profissionais da Itaipu e PTI-BR por intermédio da realização de cursos, participação em eventos e seminários. Promoção de encontros temáticos e apresentações nos temas segurança da informação e segurança cibernética.

Sensibilização e Conscientização

Voltado aos Centros de Execução de Projetos do Parque, com o propósito de planejar, estruturar, assim como promover ações educacionais, formais ou não, nas temáticas de atuação do PTI.

Segurança de IEC

Promoção de discussões do tema segurança, com ênfase a proteção cibernética, com outras infraestruturas críticas (IEC), de modo a compartilhar ideias e resultados, por intermédio de encontros temáticos, tais como, seminários, workshop, palestras. Destaca- se, nesta atividade, o IV Seminário Internacional de Defesa Cibernética realizado em 2015.

Inteligência

Desenvolvimento de capacidades tecnológicas para acompanhar cenários institucionais e cibernéticos, alertando oportunamente a respeito das possibilidades de ameaças, de vulnerabilidades ou de incidentes.

Ciência, Tecnologia e Inovação

desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica por meio da cooperação com instituições governamentais e instituições de ensino, voltadas à inovação e ao desenvolvimento de tecnologias e implantação e operação dos laboratórios do SC.DT.

SOLUÇÕES

PROJETOS

PROJETO CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS ESTRATÉGICAS (CEAPE²)

Fruto de cooperação técnico e financeira tripartite, firmado em 2015, pela a Itaipu, a Fundação PTI-BR e o Exército Brasileiro, voltado para a segurança física de infraestruturas críticas e, também, para o incremento da segurança cibernética da ITAIPU, que abriga o Laboratório de Simulação Cibernética (LaSC) e o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (Lasec²).

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO CIBERNÉTICA (LASC)

Em desenvolvimento conjunto por técnicos do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Itaipu e da Fundação PTI-BR, trata-se de ambiente de simulação hardware-in-the-loop em tempo real de sistemas elétricos ciberfísicos, contemplando dispositivos físicos industriais que representam infraestruturas críticas na área de Sistemas Elétricos e de Potência e de Tecnologia de Automação, com foco na inserção de malwares e na contaminação cibernética de ambientes industriais. Possui um Simulador Digital em Tempo Real RTDS®, cujo emprego da plataforma possibilita modelar computacionalmente sistemas elétricos reais oriundos de usina geradora de energia elétrica, submetendo equipamentos de proteção e controle ao ensaio de modelo em tempo real e em malha fechada.

LABORATÓRIO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA, DE COMUNICAÇÕES E CIBERNÉTICA (LASEC²)

Desenvolvido por técnicos da Fundação PTI-BR, com o apoio do Comando de Defesa Cibernética, trata-se ambiente de emprego de Rede Simulada ICS/SCADA – Projeto ABELHA, com dashboard apresentando dados atualizados em tempo real, de modo a identificar e estudar ameaças cibernéticas voltadas aos sistemas industriais, permitindo a análise do comportamento e fluxo de dados nos ambientes monitorados.

SISTEMA DE COMANDO E CONTROLE PACIFICADOR

De propriedade do Exército e instalado no Ceape², vem sendo utilizado para possibilitar a obtenção da consciência situacional, por intermédio de cartas disponíveis no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), do arruamento – presente no servidor de mapas do sistema – e das imagens de satélite acessadas via internet. Em testes o seu emprego para o acompanhamento de ações de segurança e em análise sua utilização para a sincronização de ações de contingência.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter