EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Soluções em segurança de barragens são apresentadas pelo PTI em evento nacional sobre o tema  

SNGB

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu Brasil, por meio do Centro Avançado em Soluções para Barragens, levou para Damsweek 2023, a sua expertise de mais de 15 anos no assunto. 

O maior evento de segurança de barragens do País, o Damsweek 2023, realizado de 27 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu, contou com a presença do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI). Ao longo dos cinco dias de programação, os profissionais e empresas ligados ao setor de energia presentes no evento, tiveram a oportunidade de conhecer as soluções desenvolvidas pelo Centro Avançado em Soluções para Barragens (Ceasb). 

A participação do PTI na Semana de Barragens, promovida pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), no Grand Carimã Resort & Convention Center, foi marcada pela presença da instituição no estande da Itaipu Binacional, contribuindo para o intercâmbio de informações e difusão de tecnologias relacionadas ao tema. Desde 2008, o Centro Avançado em Soluções para Barragens vem apoiando a Itaipu Binacional e outras empresas no desenvolvimento de soluções e metodologias para aprimorar o monitoramento de barragens, preservado vidas, meio ambiente e a economia. 

SNGB

O Parque Tecnológico levou as suas expertises e conhecimento técnico em sistemas de monitoramento e alertas, diagnósticos, consultorias, modelagens, análises, além das capacitações oferecidas, como os cursos de Instrumentação e Inspeção de Barragens com Drone (in company). Ainda, durante o primeiro e o segundo dia o spot, cão robô, fascinou os visitantes da feira e trouxe as possibilidades de utilização em inspeções e monitoramentos.  

De acordo com a gerente do Ceasb, Alexandra Silva, a atuação na Semana de Barragens foi de extrema importância para demonstrar os resultados dos projetos e serviços executados pelo centro com os parceiros. “Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar todo o nosso portfólio de serviços o que podemos oferecer a esse mercado. Com os artigos também foi possível contribuir com a área, aprimorando e estando na vanguarda desse conhecimento”, afirmou. “Nosso intuito foi evoluir a temática de segurança de barragens, com excelentes parceiros, projetos e oportunidades”, explicou.  

O PTI-PY também esteve presente no estante compartilhado da Itaipu levando as suas principais iniciativas. Na cerimônia de abertura do evento, realizada no domingo (27), o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, falou sobre os projetos desenvolvidos pelos Parques Tecnológicos e a importância deles para a área. “A Itaipu, por meio de seus Parques Tecnológicos no Brasil (PTI-BR) e no Paraguai (PTI-PY), investe cada vez mais em tecnologias de segurança de sua barragem, e queremos que esse conhecimento seja aplicado em todo o setor.” 

SNGB

Programação 

Além da exposição, a participação do PTI no evento também foi marcada por uma série de agendas, entre reuniões, visitas, palestras e apresentações de artigos. 

Já no primeiro dia do evento o PTI esteve presente na reunião do Comitê de Trabalho de Cadastro de Barragens, apresentando juntamente a Itaipu, o desenvolvimento do novo Sistema de Registro e Documentação de Barragens (SRDB).  No terceiro dia (29), os participantes tiveram a oportunidade a assistir a palestra sobre “Rebaixamento rápido de reservatório – efeito na estabilidade de taludes” e na quarta-feira (30), a temática em evidência foi “CEASB: soluções tecnológicas voltadas para barragens”. 

Artigos técnicos e visitas 

Na terça-feira (29), o dia foi marcado pelas apresentações dos artigos técnicos. Ao todo, cinco trabalhos que contaram com a participação de profissionais do PTI na elaboração, foram aprovados no evento, sendo três deles selecionados para serem apresentados durante a programação: “Ocorrência de Canalículos em Fundações de Barragens da Região Amazônica – Estado da Arte”, “Atualização de Parâmetros de Resistência Considerando Efeito de Sucção no Solo – Estudo de Caso de Itaipu” e “Retração em Argamassas de Reparo à Base de Cimento Influencia da Utilização de Materiais Finos como Substituição Parcial do Agregado Miúdo”.  

O PTI possibilitou ainda, as empresas e participantes do evento, a oportunidade de conhecer in loco o ecossistema e as estruturas de laboratórios. Na segunda (28), a visita contemplou o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), na terça-feira (29), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e na quinta-feira (30), foi a vez de mais de 28 profissionais participantes do evento serem contemplados. A agenda de visitas encerra na sexta-feira (01), com a presença da Norte Energia e LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). 

SNGB

Parcerias 

O diretor técnico do Comitê Brasileiro de Barragens, Ricardo Aguiar, ressaltou a parceria do CBDB com o PTI para a manutenção do Cadastro Nacional de Barragens, que passa agora por uma modernização conjunta. “Sempre contamos com o PTI mostrando toda a tecnologia e seriedade com que é levada a pesquisa e o desenvolvimento, muito necessárias para o Brasil continuar sendo um expoente na área de barragens no mundo”, pontuou.  

Sobre a visita ao Parque Tecnológico, Ricardo destacou que “Foi muito importante visitar o PTI para trocar ideias e verificar para que lado nós podemos continuar desenvolvendo as pesquisas. É muito importante termos um parceiro de tão longo termo e desse porte, com recursos e gente treinada para uma parceria cada vez maior”, disse o diretor técnico do CBDB.  

A ANA e o PTI também possuem um amplo histórico de atuação conjunta através de convênios e parcerias estratégicas em diferentes temas. Para o superintendente de Regulação de Serviços e Segurança de Barragens da ANA, Bruno Rebouças, as competências e soluções do PTI são consideradas referências no setor.  

“Sabendo desse know how do Parque Tecnológico, especialmente no contexto da segurança de barragens e sensoriamento remoto, reafirmamos o interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ferramentas que possam nos apoiar no contexto da segurança de barragens no cenário nacional”, destacou Rebouças. 

O superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luiz Paniago, destacou a parceria com o PTI como relevante para a atuação e atualização das atividades da agência. “O convênio que a ANM tem com o PTI e a Itaipu é muito importante, um convênio que tem capacitações e desenvolvimento de programas de software e dashboards importantíssimos. Uma parceria fundamental e uma excelente sincronia, com corpo técnico fantástico, onde os frutos vão ser perenes”, reiterou. 

O superintendente de manutenção da Norte Energia S.A., Wagner Lellis dos Santos, mostrou-se extremamente satisfeito em sua visita ao PTI. Ele destacou a relevância da colaboração entre as instituições, especialmente no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) PD-07427-0322/2022, intitulado “Modelo de previsibilidade de evolução de canalículos e desenvolvimento de metodologia e software para mitigação dos impactos nas fundações de barragens. 

“Nossa visita ao PTI-BR foi muito produtiva. Ter a oportunidade de conhecer mais sobre o Parque e os projetos em curso fortalece nossa confiança na escolha do parceiro ideal para nossa pesquisa. Esta colaboração é vital para alcançarmos os objetivos do projeto. Com ela, buscamos ampliar o conhecimento sobre a ocorrência de canalículos em solos da região amazônica. Tal entendimento servirá como base para o aperfeiçoamento das soluções de tratamento nas fundações de barragens em futuros projetos desenvolvidos em solos tropicais”, afirmou Wagner. 

Sobre o Damsweek 

A Semana de Barragens (Damsweek 2023) reuniu cerca de 500 participantes e contou com a realização do XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens; IV Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB); V Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE), em parceria com os Comitês da China e Espanha; o Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens e o Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF). 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter