EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Tecnologia de startup do Programa Conecta IGU pretende revolucionar o mercado do turismo brasileiro 

Compartilhe este conteúdo:

Solução da startup Pix Force, selecionada na fase de aceleração do edital de inovação aberta Conecta IGU, pretende melhorar a gestão do turismo e a tomada de decisões estratégicas 

Especialista em desenvolver soluções de visão computacional e Inteligência Artificial (IA), a startup Pix Force, com sede em Porto Alegre (RS), busca transformar o setor do turismo a partir de processos inovadores, eficientes e seguros. Com a proposta de desenvolver um software capaz de reconhecer e contar pessoas, por meio de imagens de câmeras posicionadas em locais estratégicos, a startup é uma das empresas selecionadas para a fase de aceleração do Programa Conecta IGU, uma parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional que está transformando o setor do turismo no Brasil. 

Com a solução, será possível determinar o fluxo de visitantes de um determinado local, permitindo uma melhor gestão de recursos e pessoas. “Inicialmente, a ideia é desenvolver a nossa rede neural, através de técnicas de machine learning e deep learning para realizar essa função, utilizando as imagens já existentes de fluxo de turistas, para posteriormente, testarmos a solução em ambiente e tempo reais”, explicou o analista de inovação da Pix Force, Paulo Sergio Menna Barreto. 

A tecnologia permitirá a identificação e contagem precisa de visitantes em diferentes modais, eliminando a necessidade de métodos manuais, garantindo a precisão e a segurança dos dados coletados, evitando duplicações ou registros incorretos. Segundo Paulo, a partir desses dados, será possível obter informações precisas sobre o comportamento dos visitantes, como a quantidade de pessoas que utilizam determinado modal, os pontos de entrada e saída mais movimentados, entre outras informações relevantes. “Com a solução da Pix Force, o setor de turismo no Brasil poderá contar com dados atualizados e confiáveis sobre o fluxo de turistas no país, o que pode ajudar a melhorar a gestão do turismo e a tomada de decisões estratégicas”, destacou.  

O analista de inovação contou que a inscrição da solução para identificação e medição de visitantes no Conecta IGU foi resultado de um mapeamento de novas oportunidades realizado pela equipe de inovação e novas tecnologias da startup. “Ao mapearmos o programa enxergamos uma grande oportunidade de desenvolver uma solução que atenda uma demanda do mercado e de escalar ela posteriormente. Visualizamos uma chance de criar uma solução utilizando as nossas tecnologias, pois já desenvolvemos outros sistemas que, através do processamento de imagens, realizavam funções de contagem de itens, de face ID e face match”, afirmou Paulo. 

O objetivo da startup, a partir de agora, é alinhar as metas, entregas do projeto e como será a definição do produto para o mercado. “Estamos no início de uma longa jornada, mas toda a nossa trajetória no processo de pré-aceleração até aqui foi proveitosa, conseguimos extrair conhecimentos e ampliar a nossa visão. No futuro, planejamos desenvolver este projeto para criarmos uma solução escalável, de modo a gerar um produto que possa atender as demandas de diversos clientes”, contou o analista de inovação da Pix Force.  

Reconhecimentos 

Idealizada em 2015, a Pix Force já alcançou, além da seleção no Conecta IGU, diversos reconhecimentos e seleções em importantes projetos. Destacam-se projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ANEEL e ANP, Petrobras, Furnas, Shell, CPFL e Cemig. Desafios de inovação aberta da Finep; dois cases de sucesso publicados na Oiweek Open Innovation Week; publicação de artigos e produtos em feiras internacionais de inovação, como Web Summit, Adipec e Gitex. Foi eleita a startup mais inovadora no South Summit Brasil; por cinco anos consecutivos ficou no topo do ranking da 100 Open Startups. Em 2018 e 2019 recebeu o prêmio de melhor startup na categoria Visão Computacional e em 2020, 2021 e 2022 foi reconhecida como a melhor startup em Inteligência Artificial do Brasil. Em 2023 participou do ranking da 100 Open Startups na categoria Scale Up, alcançando a décima segunda posição. Em 2024, a startup ganhou o prêmio do desafio Santander X Global. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter